domingo, 12 de fevereiro de 2017

Um pouco mais sobre o Scrum e o Kanban

O Kanban e o Scrum compartilham alguns dos mesmos conceitos, mas têm lá suas diferenças. Para não haver confusão conceitual vale a pena entender um pouco mais essas importantes abordagens.
 
Clique na figura para ampliar!


 
O Scrum funciona com 3 papéis principais; a saber: o product owner, o Scrum máster e a equipe Scrum. Por sua vez, o Kanban não possui papéis previamente definidos. 
Enquanto o Scrum trabalha com sprints de tamanho fixo (rodadas de, por exemplo, 2 semanas de duração, onde o trabalho é executado e partes do projeto são criadas), o Kanban funciona com um fluxo contínuo de trabalho. No Scrum as entregas ocorrem ao final de cada sprint, desde que essas entregas sejam aprovadas pelo product owner.
Durante um sprint a equipe Scrum (equipe do projeto) deverá trabalhar para criar partes do produto definidas no sprint backlog. Assim sendo, quanto maior é a quantidade de partes do produto criada no sprint, maior será a velocidade da equipe Scrum. 
No Kanban as entregas são contínuas, mas o WIP (“work in progress”, ou trabalho em progresso) é limitado. Em outras palavras, em função da capacidade de trabalho da equipe, o trabalho em progresso (ou andamento) é limitado, mas precisa ser feito – em um fluxo contínuo - para que o projeto avance. Na abordagem Kanban, se algo dá errado e o trabalho não é feito por qualquer motivo, o fluxo é interrompido. Isso cria a necessidade da equipe de projeto concentrar energia para resolver os problemas existentes e restabelecer o fluxo do trabalho. É importante perceber que o efeito de limitar o trabalho em andamento (ou trabalho em progresso) fornece previsibilidade de tempo em ciclos e faz as entregas mais confiáveis. O Kanban usa um mecanismo de controle visual para acompanhar o trabalho em andamento. Com isso, expõe gargalos, filas, variabilidade e desperdício. O jeito de trabalhar do Kanban expõe tudo que impacta o desempenho do projeto em termos de quantidade de trabalho entregue e o tempo de ciclo necessário para entregá-lo.
 
Não é incomum encontrar equipes de projeto que trabalham usando partes do Kanban e do Scrum em uma mistura que, para essas equipes, funciona muito bem. Bem, é isso! Até a próxima.
Clique aqui para mais informações sobre o Scrum. Clique aqui para mais informações sobre o Kanban.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: