sexta-feira, 14 de outubro de 2016

O Triângulo de Talento do PMI

A expressão “triângulo de talento” foi cunhada para reforçar a ideia de que apenas competências técnicas não são suficientes para alguém com a missão de gerenciar projetos.


É preciso muito mais que isso. O nome triângulo vem do fato desse importante conjunto de competências ser agrupado em três áreas; a saber:

·         Competência em técnicas de gerenciamento de projetos;

·         Competência em liderança;

·         Competência em estratégia e gestão de negócios.

Bem, mas o que faz parte de cada um desses grupos de competências? É o que veremos nesse post.

Competências em técnicas de gerenciamento de projetos incluem conhecer e saber usar as melhores práticas do PMBOK, a coleta e modelagem de dados, o gerenciamento do valor agregado, a governança de projetos, programas e portfólio, o gerenciamento do desempenho, o gerenciamento e rastreabilidade de requisitos, o gerenciamento de riscos, o gerenciamento de cronograma, o gerenciamento de escopo, as estimativas de tempo, custo e orçamento.

Competências de liderança incluem conhecer e saber usar o “brainstorming”, o “coaching” e o “mentoring”, o gerenciamento de conflitos, a inteligência emocional, a influência, o ouvir ativamente, a negociação, a resolução de problemas e a construção de equipes.

Competência em estratégia e gestão de negócios incluem conhecer e saber usar o gerenciamento de benefícios, a visão de negócios, os modelos e estruturas de negócios, a análise competitiva, o relacionamento e a satisfação do cliente, a indústria (a qual está inserido) e seus padrões, as obrigações regulatórias e legais de conformidade, as condições do mercado, as funções operacionais (finanças, marketing, etc), o planejamento, a análise e o alinhamento estratégico.

Se você chegou agora ou pegou o bonde andando deve estar se perguntando para que tanta coisa. Mesmo quem já está nessa área há algum tempo pode achar tudo isso um exagero. Será mesmo que o trabalho do gerente de projetos ficou mesmo muito mais complexo?

Bem, me parece que sim. Basta verificar que o guia PMBOK do PMI, na sua quinta edição, menciona dez áreas de conhecimento e 47 processos. Há também a metodologia Prince2 com seus princípios, temas e processos. Devemos citar também os métodos ágeis de gerenciamento de projetos como, por exemplo, o Scrum e sua abordagem de trabalho. Há os programas de software de gerenciamento de projetos, desde os dedicados à gestão do cronograma até aqueles que facilitam a colaboração da equipe. E, é evidente, há os projetos em si, cada um com suas características e desafios próprios nas organizações em que são implementados. Portanto, isso confirma o sim, uma vez que o gerenciamento de projetos pode ser complexo, fazendo todo o sentido o modelo do triangulo de talento do PMI. Bem, é isso aí. Até a próxima.
......................................................
Brainstorming: tempestade mental
Coaching: é uma atividade de formação pessoal na qual o instrutor ou treinador (“coach”) ajuda seu treinando ou cliente a evoluir.
Mentoring: é uma atividade que consiste em uma pessoa mais experiente ajudar outra pessoa menos experiente. O mentor funciona como guia, mestre e conselheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: