sábado, 24 de outubro de 2015

Lição de Casa (3)

Tente resolver esse exercício de fixação sobre gerenciamento de projetos. Isso o ajudará a sistematizar seu aprendizado e aprofundar seus conhecimentos. Em breve será postada a resposta e também o próximo exercício de fixação. Boa sorte!

 

Questão 3):- Você trabalha em uma empresa que desenvolve aplicativos de software e que segue o modelo “waterfall” desde que a empresa foi criada. Você notou que, nos últimos meses, a quantidade de clientes reclamando que os projetos demoram tempo demais tem aumentado bastante. Você está convencido, desde que participou de um curso sobre métodos ágeis, que o tempo dos projetos poderia ser reduzido com a adoção dessa metodologia de gerenciamento. Você sabe que precisa criar um projeto para implantar essa nova filosofia na empresa, com mudanças na forma de trabalhar e na  cultura vigente da organização. Você apresentou sua ideia para o gerente do PMO, que se mostrou favorável, e lhe pediu que preparasse que documento? 

A)- Business case

B)- Descrição de Escopo

C)- Business need

D)- Project charter

E)- Estrutura analítica do projeto

 

Inclua suas respostas na área de comentários e envie!
................................................................................

Questão 2 com Resposta

Questão 2):- Considere uma empresa caracterizada por regras pouco flexíveis e a rigidez nas normas e políticas de controle e supervisão. Desde sua fundação essa empresa tem passado por vários projetos de mudanças, buscando a excelência através das melhorias em sua gestão. A empresa se orgulha de seus processos, embora isso a tenha deixado um pouco engessada. Essa empresa tem agora um novo presidente que, desde que o seu primeiro dia no cargo, mostrou um forte desejo de fazer mudanças. Há algumas semanas você foi chamado para gerenciar um projeto com o objetivo de tornar a empresa menos burocrática e mais participativa. O sponsor do projeto é o novo presidente e ele convocou uma reunião para que você apresente o plano do projeto. Considerando a organização como ela é atualmente, que ativos de processos organizacionais você poderá usar no seu plano do projeto? 

A)- Canais de comunicação estabelecidos na empresa

B)- Recursos humanos existentes 

C)- Diretrizes e procedimentos 

D)- Cultura da empresa

E)- Não há nada que possa ser usado

Resposta (Questão 2): A alternativa C é a correta. O enunciado da questão indica que a empresa deve ter gerenciado vários projetos, devendo possuir diretrizes e procedimentos internos que definam como um projeto deve ser adaptado para o jeito de trabalhar da empresa. Tais diretrizes e procedimentos fazem parte dos ativos de processos organizacionais. As alternativas A, B e D são incorretas porque estão no grupo dos fatores ambientais da empresa. A alternativa E poderia estar correta se a empresa fosse desorganizada, não tendo, portanto, qualquer tipo de documentação de processos. Como esse não é o caso, a alternativa E está incorreta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: