quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Fone de Ouvido EPOC: Conversor de Ondas Cerebrais

O fone de ouvido sem fio EPOC, desenvolvido pela empresa Emotiv, é um produto capaz de converter dados das ondas cerebrais - obtidos por meio de 14 sensores independentes - em movimentos que se aplicam a um game de computador. O usuário simplesmente pensa e ações no game acontecem, como por exemplo, ir para a esquerda, ir para a direita, subir, descer, girar e desaparecer. Adicionalmente, o fone de ouvido pode detectar expressões faciais e até mesmo os estados emocionais, como por exemplo, empolgação, calma, tensão e frustração, e assim o produto “sabe” como o jogador está se sentindo. Isso abre a possibilidade dos jogos usarem tal funcionalidade para que seus personagens ajam com “empatia” em relaçao aos sentimentos do jogador.




Esses novos fones de ouvido usam um transceptor especial denominado ULP 2.4 GHZ, produzido pela empresa Nordic Semiconductor ASA.
Segundo a Emotiv, usar o fone de ouvido sem fio EPOC não requer treinamento especial. Deve-se seguir o procedimento de configuração e assegurar que os sensores estão corretamente posicionados. "O que cada um dos 14 sensores do EPOC faz é obter, a cada segundo, 128 amostras de 16 bits das flutuações elétricas resultantes da atividade química de bilhões de neurônios ativos no cérebro e medidos numa escala mili Volts", explica Geoff Mackellar, gerente de pesquisa e CTO da Emotiv. "O que tudo isto significa é que os jogadores agora podem interagir com o mundo virtual pelo poder do pensamento", continua Mackellar. "E isso irá enriquecer a experiência de jogar, uma vez que permitirá que os jogadores interajam com o conteúdo de jogos de maneiras totalmente novas e aparentemente mágicas que podem incluir respostas emocionais precisas de personagens virtuais”.
Referências:
http://www.emotiv.com/apps/epoc/299/
http://www.nordicsemi.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: