terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mobile Commerce

Testemunhando a Materialização de Uma Visão de Futuro

Em 2002, foi publicado pela Horizon House Publications, do Reino Unido, o livro “Ultimate Telecom Futures: Broadband Multi-Service Networks” de Stephen McClelland, que examina cenários futuros plausíveis – assim chamados pelo próprio autor – dentro da perspectiva da indústria de telecomunicações e da Internet. É um livro muito bom, ainda atual e recomendável para todos que se interessam pelo tema.

Num dos capítulos o livro afirma que uma das características dos cenários futuros é que sem uma reorganização radical, as práticas de negócio não deverão sobreviver aos avanços tecnológicos. Cada tecnologia nova tem um ciclo de vida mais curto e um impacto muitas vezes maior sobre as nossas vidas do que a tecnologia anterior. Isso ocorreu com o telégrafo, depois o telefone, mais tarde o celular e agora a Internet. Na mesma linha do tempo podemos visualizar a cobrança do serviços de comunicação, desde a contagem das letras de um telegrama, depois os pulsos no telefone, mais tarde o planos de minutos do celular e agora os pacotes de Internet – fixa e móvel - com uma enorme gama de possibilidades. Reorganizar as práticas de negócio significava, por exemplo, cooperação e parceria entre operadoras de telecom, que normalmente competem ferozmente pelo mesmo espaço na mente e nos bolsos dos consumidores. Na época do lançamento do livro essa idéia parecia mais uma imagem distorcida do que um cenário plausível. Todavia, o tempo passou e começamos a verificar que muitas das características mencionadas por Stephen McClelland estão se materializando agora. E o tema que exemplifica muito bem essa mudança é o comércio eletrônico via telefone celular.

Nos Estados Unidos, no mês de novembro de 2010, as operadoras AT&T Mobility, T-Mobile USA e Verizon Wireless decidiram juntar esforços (joint venture) para abrir a empresa ISIS, especializa em móbile commerce. A criação da ISIS foi uma decisão estratégica fundamental para garantir ganho de escala, certamente, um dos fatores críticos de sucesso desse tipo de negócio. Juntas as três operadoras conseguem cobrir a praticamente 100% do território norte-americano, e com a ISIS tem a ambição de mudar a forma como as pessoas fazem compras hoje em dia. Tudo, ou quase tudo, funciona com um aplicativo, com o mesmo nome da empresa, que poderá ser carregado em smart phones e terminais de pagamento e que permite ao usuário fazer pagamentos com um único toque, sem a necessidade de abrir sua boa e velha carteira de dinheiro. A tecnologia que ativa o pagamento no celular é chamada NFC, sigla em inglês para near- field communication, que pode ser traduzido por comunicação por proximidade de campo. Um celular com NFC ao ser aproximado de um terminal de pagamento pode transferir dados criptografados – portanto, com segurança – que serão traduzidos como a confirmação do pagamento. Em outras palavras, é o telefone celular tornando-se um cartão de crédito e, ao mesmo tempo, substituindo o cartão de crédito convencional de plástico. Para ver uma demonstração de como isso funciona, acesse http://www.paywithisis.com/ e assista o vídeo promocional.


Em julho de 2011, a ISIS anunciou a assinatura de um contrato com todas as quatro principais operadoras de cartões de crédito – Visa, MasterCard, Discover e American Express – como preparação para o lançamento de um ecosistema de pagamento por celular nos Estados Unidos. Com todo esse ganho de escala, o que era apenas uma idéia interessante poderá tornar-se, de fato, um novo padrão de massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: