quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Uma Nova Era de Smartphones e Tablets

Uma nova era de smarphones e tablets móveis está começando a surgir. Analistas da indústria de telecomunicações esperam que 330 milhões de novos smartphones sejam vendidos em 2011, bem como 42 milhões de tablets (o dobro de unidades vendidas em 2010).

Como os usuários de smartphones consomem dez vezes mais banda do que os outros usuários, as operadoras de telefonia móvel deverão enfrentar grandes desafios – para prover banda larga móvel e maior capacidade em suas redes - nos próximos anos. A expansão das redes 3G (aqui e no exterior), as novas redes 4G (por enquanto, somente fora do país), e a expansão da capacidade de transmissão (“estradas” através das quais trafegam os sinais de voz, dados, imagem e vídeo) serão vitais para que isso seja possível. A meta é conseguir prover serviços com mais velocidade para os atuais usuários e mais 1,2 bilhão de novos usuários da Internet móvel que os analistas acreditam que existirão até 2014.

Dados divulgados pela empresa Tellabs, em sua publicação Tellabs Insight do primeiro trimestre de 2011.

Glossário:
Banda larga móvel: Serviço de acesso à Internet em alta velocidade através da rede celular das operadoras.
Redes 3G: Terceira geração da telefonia celular que permite às operadoras oferecer a seus usuários uma ampla gama dos mais avançados serviços, notadamente, o acesso à Internet em banda larga.
Redes 4G: Tecnologia de quarta geração da telefonia celular, também conhecida como LTE (Long Term Evolution).
Smarphones: Telefone celular com funcionalidades avançadas.
Tablets: Dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à Internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos 3D. Apresenta uma tela sensível ao toque, no qual o usuário pode usar a ponta dos dedos ou uma caneta, ao invés de um teclado ou mouse.

(Fonte: Tellabs Insight – Q1 2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inclua seu comentário: