sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Equipes Ágeis: Comportamento no Ambiente de Trabalho – Video 1


Nesse vídeo vamos tratar de conceitos como auto-organização e autonomia, fundamentais para o trabalho das equipes no ambiente dos projetos.

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terça-feira, 17 de dezembro de 2024

sexta-feira, 29 de novembro de 2024

Projeto PoC - PTT over Cellular (Video 2)

 


Nesse vídeo vamos falar do projeto de implantação de uma solução PoC em um shopping center. A sigla PoC significa PTT sobre o celular. Vamos fazer isso apresentando alguns elementos do plano do projeto. 

Para saber como funciona uma solução PoC eu sugiro que você assista ao vídeo 1 sobre esse tema, cujo link está destacado abaixo.

Link do video1 > https://youtu.be/9ipRMw1n-Cg

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quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Projeto PoC - PTT over Cellular (Video 1)



As soluções PoC (PTT over Cellular) não necessitam de infraestrutura própria de antenas e transmissores, uma vez que utilizam as redes celulares em operação comercial. Vamos apresentar, em linhas gerais, como funciona uma solução PoC e em seguida fornecer alguns elementos do plano do projeto de implantação desse tipo de solução. O conteúdo completo sobre esse assunto está neste vídeo 1 e também no vídeo 2, que será publicado em seguida.

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terça-feira, 12 de novembro de 2024

Assista ao Vídeo sobre os Diferenciais do Gerente de Projetos

 



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Se você está com dificuldades na elaboração do seu TCC eu posso te ajudar.  Basta enviar uma mensagem via whatsapp para 11 95617-0115 ou através do email  h12sblog@gmail.com

sábado, 9 de novembro de 2024

Diferenciais do Gerente de Projetos

 

O que você precisa ter para se destacar em gestão de projetos! Se você procurar na Internet, vai encontrar muitas dicas sobre habilidades que um gerente de projetos deve possuir. Inclusive nos sites das melhores universidades brasileiras que ministram cursos sobre gestão de projetos.

Um gerente de projetos terá que gerenciar equipes, cronogramas e entregas, sendo este um desafio que exige dedicação e esforço. Além disso, seguir na carreira de gerente de projetos é ainda mais difícil sem o auxílio de conhecimentos adequados e professores especializados.

Os MBAs em Gestão de Projetos, por exemplo, que são cursos de pós-graduação, são uma excelente maneira de se preparar. Então, os gerentes de projetos vão enfrentar desafios relacionados ao seu trabalho e devem estar preparados para tal.

Mas é importante dizer que, não importa a instituição de ensino superior em que se esteja matriculado, podendo ser uma universidade ranqueada entre as melhores, essa preparação só vai funcionar se o estudante – ou pessoa que deseja trabalhar como gerente de projetos - realmente se dedicar e fizer a sua parte. De nada vale adquirir um diploma sem ter realmente obtido o conhecimento correspondente.

As organizações buscam no mercado de trabalho gestores de projeto com certos diferenciais que são muito valorizados. E aqui não estamos apresentando esses diferenciais em ordem de importância, pois todos são importantes.

Vamos começar pela adaptabilidade. No mundo real em geral, e nos projetos em particular, podem acontecer situações inesperadas e mudanças. Por isso, o gerente de projetos precisa ser capaz de se adaptar a novas situações, circunstâncias e necessidades.

Outro diferencial é a resiliência – E isso significa ser capaz de superar problemas com mais tranquilidade, sendo um indivíduo com maior resistência e equilíbrio frente às adversidades.

Mas afinal, resiliência pra que, se não houvessem problemas? Será que vivemos em um mundo perfeito e as empresas funcionam sem falhas e impecavelmente organizadas? Eu acho que não! Então, precisa ser resiliente para lidar com tudo isso.

E aí chegamos ao terceiro diferencial que é a boa comunicação. Quem já não presenciou problemas surgindo aos montes por falta de boa comunicação? A boa comunicação requer que informações sejam transmitidas de forma clara, objetiva e com a maior precisão possível.

Vale lembrar o caso da reunião marcada na 4F; às 14:00 horas, através de um e-mail enviado pelo coordenador da equipe do projeto. Isso foi logo cedo. E aí, às 14:00 horas, várias pessoas da equipe foram para a sala 4F e notaram que alguns membros do projeto estavam ausentes. Não demorou muito e o telefone daquelas pessoas ausentes começou a receber ligações com reclamações do pessoal que já estava na sala 4F.

 “Vocês não estão comprometidos com o projeto ...”, disseram alguns, e “... a ausência de vocês é uma falta de respeito com a equipe ...”, reclamaram outros, e a coisa foi ficando feia e foram ditas coisas até piores.

Até que um dos ausentes pediu a palavra e disse o seguinte: - Mas a reunião não foi marcada para quarta-feira? A semana está só começando e vocês não param de reclamar! Isso não é bom para o projeto! O 4F tinha sido entendido por alguns como sala 4F e por outros como quarta-feira. E aquela não era uma quarta-feira. Não estou inventando essa história, sou testemunha e vi acontecer.

- Heiiii, você esqueceu de informar a equipe sobre isso. Assim parece que você não está comprometido com o projeto. Seria essa uma bronca merecida? Ou está havendo confusão na comunicação da equipe? Muitas vezes problemas de comunicação causam atrasos indesejados, má qualidade e conflitos na equipe.

Hoje em dia, o pessoal vive se comunicando através de mensagens de texto – disponíveis nos aplicativos do telefone celular - e acham que isso é suficiente para todos os casos. Se o outro não entende, é problema dele. Entretanto, se a má comunicação cria problemas para o projeto, isso passa a ser problema do gestor do projeto. A mensagem precisa ser completa, sem deixar dúvidas ou espaço para interpretações.

Existem também situações em que é necessário tirar a bunda da cadeira e falar com a outra pessoa, olhando nos olhos, pegando feedback, pra ter certeza que toda a mensagem foi compreendida. Você não fala pra você mesmo ou com você mesmo. Você fala com os outros. Quem pratica a boa comunicação é aquele que é claramente compreendido pelos demais.

Seguindo em frente, vamos citar outro diferencial importante que é a capacidade de negociação - Negociação é uma comunicação concebida para chegar a um acordo, quando você e o outro lado têm alguns interesses comuns e outros opostos.

Durante uma negociação pode acontecer das emoções se misturarem com os méritos objetivos do problema que se está discutindo. Afinal de contas, somos humanos, criaturas com emoções fortes, com percepções diferentes e dificuldades em nos comunicar com clareza. Então, é importante saber buscar opções que promovam interesses comuns e conciliem os interesses divergentes.

Embora muitos acreditem que saber negociar é um dom, é possível aprender a negociar, desenvolvendo essa importante habilidade através de treinamentos específicos e da experiência no trabalho do dia a dia.

Quando o gerente de projetos negocia bem, ganha respeito e comprometimento das partes envolvidas. Há um aumento da confiança das partes interessadas no gerente de projetos. A negociação é ferramenta indispensável na resolução de conflitos. Saber negociar significa ter jogo de cintura e isso é vital para que o gerente de projetos seja bem sucedido.

Devemos acrescentar a nossa lista a capacidade de influenciar, que é um diferencial que não pode ser esquecido.

O gerente de projetos deve liderar e isso implica em motivar e inspirar as pessoas da equipe do projeto, buscando criar condições favoráveis, influenciando através de bons exemplos, para que a equipe alcance resultados com o melhor desempenho.

Outro ponto que devemos lembrar é que o gerente de projetos precisa trabalhar com diferentes indivíduos em uma organização e muitas dessas pessoas não se encontram em uma relação direta de chefe-subordinado. A postura do gerente de projetos é importante, para que possa influenciar positivamente outros indivíduos a cumprir bem seus papéis no projeto e desempenhar bem suas tarefas.

Na outra ponta do organograma, a capacidade de influenciar será usada para ganhar e manter apoio e engajamento de gerentes e diretores em posição superior na hierarquia da organização em que o projeto está sendo executado.

Um projeto precisa de boa coordenação e esse é mais um diferencial muito valorizado. Nenhum projeto consegue avançar e alcançar seus resultados se não for bem coordenado. 

Coordenar bem e eficazmente vai além de fazer o projeto andar, seguindo os passos previamente planejados. Será necessário ser capaz de lidar com imprevistos e encontrar soluções para resolver problemas. A coordenação de um projeto inclui a boa comunicação, ser organizado, acompanhar atividades, o cronograma, os custos, dando suporte a equipe do projeto. 

Algumas organizações enxergam os papéis de coordenador de projetos e do gerente de projetos, como papéis diferentes com responsabilidades diferentes. O coordenador de projetos costuma ficar com um papel administrativo, cuidando mais das tarefas operacionais, enquanto o gerente de projetos se envolve com atividades como treinamento de equipes, tomada de decisões e na comunicação do que acontece no projeto.

Cabe ao coordenador de projetos ser o responsável pela parte de cronograma, dos prazos, da organização e distribuição do trabalho, enquanto o gerente de projetos, sendo um profissional com mais experiência, assume a parte da gestão dos riscos e toma as decisões que tenham a ver com o projeto. Mas, no final das contas, tudo isso acaba indo para a conta do gerente de projetos.

Finalmente, um diferencial valorizado pelas empresas se refere ao conhecimento específico (chamado de hard skills) que o gerente de projetos deverá possuir, tanto em relação ao tema da gestão de projetos propriamente dita, quanto em relação aos tipos de projetos que vai atuar.

Hard skills compõem as competências práticas dos profissionais de gestão de projetos que os ajudam a garantir a execução de suas funções e assim desempenhar bem seu trabalho. Esses hard skills são adquiridos por meio de formação tradicional, como cursos e treinamentos, e da própria experiência adquirida no trabalho.

Um curso MBA em Gestão de Projetos e as certificações profissionais, como a certificação PMP (Project Management Professional) do PMI (Project Management Institute), fazem parte do que costuma ser chamado de hard skills. Quando uma empresa busca um profissional, está buscando alguém capaz de resolver determinados tipos de problemas, capaz de executar determinadas funções, e que saiba usar determinadas técnicas e ferramentas.

Um emprego não é algo genérico. Por exemplo, uma construtora – buscando contratar um gerente de projetos - dará preferência a um engenheiro civil, com vivência em canteiros de obra, ao invés de contratar um engenheiro de automação, cuja experiência aconteceu na área elétrica, como no desenvolvimento de controladores lógicos programáveis.

Os hard skills podem ser bastante específicos, materializados como algum conhecimento técnico adquirido por cursos de formação ou através da experiência profissional. Não é raro encontrar na especificação de uma vaga de emprego exigências como, por exemplo, fluência no idioma inglês, Excel avançado, domínio no MS Project, certificação PMP, certificação “Black Belt Six Sigma”, certificação Scrum Master, dentre outros.

As empresas buscam profissionais com todos esses diferenciais citados porque esperam muito dos gerentes de projeto. Elas esperam ganhar através das ações e comportamentos de um bom gerente de projetos.

É isso aí, até a próxima!

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Técnicas Fundamentais de Gestão de Projetos – Parte 5

Nesse post vamos tratar do cronograma de desembolso, uma técnica fundamental para planejamento e controle dos custos de um projeto. 

É importante lembrar que não vamos levar em conta nesse post as diferenças e especificidades contidas nas definições dos termos custo e gasto adotadas nas ciências contábeis. Na apuração contábil de uma empresa tais diferenças têm razões práticas e objetivas para serem assim consideradas. Para o caso dos projetos, o que vamos considerar é que um projeto gasta dinheiro para ser executado e esse dinheiro será chamado, indiscriminadamente, de custo ou gasto, como se fossem a mesma coisa.

O orçamento de um projeto pode ser definido como uma estimativa dos recursos financeiros em termos de valores gastos que serão necessários para que o projeto seja concluído. Nesse ponto, o que as estimativas buscam responder se refere a quanto dinheiro será gasto no projeto. 

Quanto se trata do orçamento de um projeto, não é suficiente conhecer apenas o valor total a ser gasto. É necessário conhecer os gastos à medida que o projeto avança. Esses gastos podem ser discriminados por pacote de trabalho da Estrutura Analítica do Projeto, que representa o escopo do projeto. Assim sendo, será possível e necessário conhecer os gastos estimados relativos a cada parte do projeto e não apenas o gasto total estimado a ser alcançado apenas ao final do projeto. Isso permitirá um melhor controle de custos ao longo da execução do projeto. 

Todas as despesas previstas no orçamento devem ser previamente aprovadas pela empresa executora do projeto. Assim sendo, o cronograma de desembolso do projeto mostra os pagamentos das despesas previstas e autorizadas pela empresa executora do projeto, sendo uma ferramenta fundamental tanto para o planejamento quanto para o controle do projeto. 

Para apresentar a técnica do cronograma de desembolso vamos usar o exemplo da implantação de um pacote de software cuja execução ocorreu entre 05/04/2021 e 03/08/2021. Na tabela abaixo temos as atividades desse projeto, com a duração correspondente, a data de início, a data de fim e a atividade antecessora, exatamente como apresentado no cronograma do projeto.



Como o pacote de software desse exemplo inclui a operação em terminais celulares, a empresa cliente exigiu que fosse realizada uma prova de conceito antes da implantação definitiva do pacote de software. Essa atividade envolve a realização de testes preliminares que comprovem que o software irá funcionar como definido nos requisitos do projeto. 

Como informação adicional, vale destacar que os marcos de nosso exemplo de implantação de um pacote de software são os seguintes: 

Início: 05/04/2021

Reunião de kick off: 14/04/2021

Aprovação da prova de conceito: 15/04/2021

Aceitação da prova de conceito: 26/05/2021

Aprovação do plano do projeto: 27/05/2021

Aceitação final: 03/08/2021 

Os custos do projeto estão detalhados nos seguintes tabelas: Orçamento do Projeto por Entrega (tabela A) e Cronograma de Desembolso do Projeto (tabela B).  Os custos do trabalho de gestão do projeto não aparecem discriminados nas tabelas, uma vez que foram diluídos nas outras atividades.

 

Tabela A: Orçamento do Projeto por Entrega


Os custos foram estimados com base na experiência em projetos anteriores e nos valores reais definidos em contrato de prestação de serviços entre o cliente e a empresa responsável pela implantação do pacote de software.  

 

Tabela B: Cronograma de Desembolso do Projeto   



O cronograma de desembolso do projeto (tabela B) será usado para controlar o fluxo mensal de saída de recursos. Além disso, o gerenciamento dos custos será realizado levando em conta as seguintes ações:

·     Fazer o monitoramento e controle de cada item de custo;

·    Buscar informações atualizadas, evitando burocracia e demora, para que seja possível reagir e tomar ações corretivas sempre que necessário;

·     Manter contato próximo com os responsáveis pelas atividades do projeto para acompanhar seu engajamento, monitorar o trabalho e, se possível, antecipar problemas;

·     Buscar economias de custo sempre que possível;

·    Atualizar diariamente o orçamento com relação ao progresso do projeto ou em caso de mudanças;

·    Em caso de mudanças, usar o documento de Controle Integrado de Mudanças

 

Espero que este conteúdo tenha sido interessante para você. Em caso de dúvidas, envie seu comentário.

É isso aí, até a próxima.