domingo, 28 de dezembro de 2014

Alguma promessa para 2015? Construa uma Imagem Positiva

“Como os outros te veem não importa. O que importa é ser feliz”. Sim, uma afirmação muito firme e que te enche de orgulho, principalmente quando você não depende de outros para realizar alguma coisa no ambiente de trabalho. No ambiente de trabalho você não ganhará muito alimentando uma imagem negativa, de alguém que não respeita e nem liga para os outros. Você pensa: - Só importa como vejo a mim mesmo. Ham, ham ..., não devo me preocupar.

Você pensa que é o mesmo sujeito de sempre, um cara legal, que esse negócio de imagem pertence ao mundo da imaginação. Mas, não é tão simples assim. A imagem que os outros criam de você depende do seu comportamento e da experiência que tiveram com você, para o bem e, principalmente, para o mal. Talvez, eles e elas se lembrem das coisas boas que você fez. Talvez sim, talvez não! Mas esteja certo que nunca se esquecerão das coisas que você fez e que para eles e elas foi ruim.  Essa é uma característica humana! Se essa soma de experiências com você tem mais componentes negativos do que positivos uma imagem é formada por alguém a seu respeito. Não será algo como “esse gerente é uma pessoa justa, essa – vez por outra – grosseria no tratamento é só o jeito dele”. Talvez isso seja dito na sua frente, mas não será o que eles realmente pensam de você. E o que será? Muito provavelmente poderá ser alguma coisa como “esse cara é um babaca”. Talvez seja por isso que você tenta inspirar as pessoas, mas para elas você não passa de um chato. Se você é esse gerente de projetos mal visto, não importa o que diga, por mais certo que seja.  A sua mensagem será ignorada e substituída por um pensamento do tipo “mais uma bobagem desse idiota”. Talvez isso não seja justo. E daí? É assim que funciona!!! Então meu nobre leitor, na prática do gerenciamento, como os outros te veem importa muito, sim senhor!

Como não dá para agradar a todos, você terá que fazer escolhas e tentar ser justo e razoável com quem merece. Ser justo e razoável significa não prometer coisas demais, não fazer afirmações sem ter certeza, não discutir sem motivo, não esquecer de dar o devido credito a quem fez por merecer e não enxergar somente os pontos falhos dos outros. Sim, você também pertence a raça humana e as coisas negativas chamam mais a sua atenção. Mas, não esqueça que você é um gerente de projetos tentando construir uma imagem positiva e, por isso, precisa agir como tal e dar o exemplo.

E quem são os membros da sua equipe de projetos que merecem o seu respeito? São aqueles que trabalham sério e se esforçam. Isso você precisa monitorar, acompanhando o trabalho da sua equipe bem de perto, com os olhos abertos e os ouvidos aguçados. Seja sábio e esteja certo que todos respeitem as seguintes ideias básicas:

·         Se você falha ao planejar, está planejando para falhar;

·         O planejamento sem ação é fútil, já a ação sem planejamento é fatal;

·         Saiba exatamente quem é o responsável por executar uma tarefa. Para quem não tem responsabilidade nada é impossível;

·         Tenha a mente e o documento de controle integrado de mudanças sempre abertos. O congelamento de mudanças é como o abominável homem das neves: ele é um mito que derrete quando o calor é aplicado;

·         Faça o controle do cronograma bem de perto. O projeto atrasa um dia de cada vez;

·         A qualidade se alcança tendo atenção com a execução e os detalhes, caso contrário, nunca haverá tempo para fazer certo da primeira vez, mas sempre haverá tempo para o desperdício (voltar e fazer de novo);

·         Se você não ataca os riscos, os riscos irão te atacar.

Além disso, não seja condescendente, mas também não seja arrogante. Trate a sua equipe com respeito, para ser respeitado. Com boas pessoas ao seu lado, será possível esperar boas reações de suas boas ações. 

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Quer um bom desafio?

Todos nós, pelo menos uma vez na vida, devemos tentar fazer algo grande e difícil. E isso é diferente para cada um de nós! É o desafio de nossas vidas, a nossa oportunidade de mostrar do que somos feitos. Nossa eventual falha, ao invés de motivo de chacota, deveria servir como desafio para outros. Ei, você, desafie-se a fazer coisas novas! Haverá sempre um desafio que o manterá motivado!

 
Quer um bom desafio? Seja você mesmo, seja verdadeiro, seja feliz!
"Não sou boa com números. Com frases-feitas. E com morais de história. Gosto do que me tira o fôlego. Venero o improvável. Almejo o quase impossível. Meu coração é livre, mesmo amando tanto. Tenho um ritmo que me complica. Uma vontade que não passa. Uma palavra que nunca dorme. Quer um bom desafio? Experimente gostar de mim. Não sou fácil. Não coleciono inimigos. Quase nunca estou pra ninguém. Mudo de humor conforme a lua. Me irrito fácil. Me desinteresso à toa. Tenho o desassossego dentro da bolsa. E um par de asas que nunca deixo. Às vezes, quando é tarde da noite, eu viajo. E - sem saber - busco respostas que não encontro aqui. Ontem, eu perdi um sonho. E acordei chorando, logo eu que adoro sorrir... Mas não tem nada, não. Bonito mesmo é essa coisa da vida: um dia, quando menos se espera, a gente se supera. E chega mais perto de ser quem - na verdade - a gente é. "

Autora: Fernanda Mello é uma escritora, compositora e redatora publicitária de Belo Horizonte. Iniciou sua carreira de compositora com a música "O Que Eu Também não Entendo" gravada pela banda Jota Quest. É autora dos livros: "Princesa de Rua" e "O Menino Que Queria Abraçar o Mundo".
Fonte: http://pensador.uol.com.br/autor/fernanda_mello/

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

O Grande Presente

A capacidade de sorrir é um grande presente que todo o ser humano recebe quando nasce. Porque sorrir faz parte da nossa natureza. Do sorriso do amigo ao sorriso mais romântico é possível perceber que existem muitas formas do ato de sorrir. O sorriso pode comunicar diferentes tipos de sentimentos, como o amor, a alegria, o orgulho, a submissão, o flerte ou a tolerância. Muitas vezes sorrimos para demonstrar bondade. Podemos fazer alguém sorrir dando a esse alguém um pouco de atenção, fazendo esse indivíduo esquecer seus problemas ou, simplesmente, contando uma piada. Da próxima vez que quiser colocar um sorriso no rosto de alguém, realize algo de bom. As pessoas até costumam dizer que “um sorriso não dói”. Há tantos rostos sorridentes para nós. Aproveite este post com um grande sorriso!