terça-feira, 26 de novembro de 2013

Sobre o Gerenciamento de Custos do Projeto

Um dos textos mais didáticos sobre o gerenciamento de projetos, e por isso muito recomendado para todos os estudantes que se interessam pelo tema, é o que está no livro “Gestao de Projetos”, da autora Mary Duffy, publicado pela editora Elsevier. Logo no sub-título do livro, a autora destaca quatro tópicos chave, dando uma boa pista sobre a essência do gerenciamento de projetos, que são os seguintes:
Arregimente os recursos – projetos são feitos por pessoas, também chamadas de recursos humanos. Mas o projeto também precisa de recursos materiais, como máquinas e equipamentos e, obviamente, de dinheiro. Se não houver recursos disponíveis para o projeto, não haverá projeto.
Estabeleça prazos – um projeto tem começo, meio e fim, sendo organizado em atividades que são executadas uma a uma, em uma sequência pré-estabelecida, conforme descrito no cronograma do mesmo.   
Monitore o orçamento – não basta elaborar o orçamento do projeto. É preciso que o orçamento seja monitorado, pois afinal, é preciso monitorar o que é importante. Se isso não for feito de forma correta, há um grande risco do projeto fracassar. É preciso ter informações atualizadas, sem burocracia e demora, para que seja possível reagir e tomar ações corretivas sempre que necessário.
 Gere relatórios – os relatórios do projeto são ferramentas de comunicação que podem conter uma grande variedade de informações referentes ao projeto em qualquer das fases do seu ciclo de vida. Gere relatórios para reportar, por exemplo, o status do projeto, comparações entre o planejado e o realizado, o que foi feito até o momento, o que ainda falta fazer, a situação atual de tarefas críticas, os indicadores de qualidade, as avaliações de riscos, etc.
Como afirma a autora acima citada, “a gestão de projetos é uma massa de contradições. Você tem de elaborar um plano abrangente e detalhado e, ao mesmo tempo, ser suficientemente flexível para lidar com o inesperado” (DUFFY, 2006). Isso mostra porque o gerenciamento de projetos tornou-se cada vez mais importante e, ao mesmo tempo, complexo.
Nesse post vamos comentar sobre o gerenciamento de custos do projeto e, devido a importância do tema, retornaremos ao mesmo ainda algumas vezes no blog.
Na quarta edição do PMBOK (“Project Management Body of Knowledge”) os processos incluem estimar os custos, determinar o orçamento e controlar os custos. Por sua vez, na quinta edição do PMBOK, que é a versão mais atual, os processos incluem planejar o gerenciamento de custos, estimar os custos, determinar o orçamento e controlar os custos. Portanto, na 5ª. versão do PMBOK aparece esse novo processo de planejar o gerenciamento de custos. Mas, do que consiste esse novo processo? Consiste em criar o plano de gerenciamento de custos. O plano de gerenciamento de custos faz parte do plano de gerenciamento do projeto e inclui as políticas, procedimentos e a documentação para planejar, gerenciar, gastar e controlar os custos do projeto. Podem fazer parte do plano de gerenciamento de custos:
Unidades de medida – que são as unidades de medida definidas para cada tipo de recurso usado no projeto (por exemplo: horas, dias, semanas, quilos, metros, litros, metros cúbicos, ...);
Nível de precisão (“precision”) - o grau em que as estimativas de custo serão arredondadas para cima ou para baixo (por exemplo, de $100,39 para $100,00, ou de $996,59 para $1000), com base no escopo das atividades e na magnitude do projeto.
Nível de acuracidade (“accuracy”) – é a faixa aceitável (por exemplo, + ou - 10%), utilizada para determinar as estimativas de custos realistas por atividade, e pode incluir uma determinada quantidade de contingências.

 
(Nota: Acurado = com acuracidade; Inacurado = sem acuracidade)

Ligação com os procedimentos organizacionais - uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto) fornece a base para o plano de gestão de custos, permitindo a consistência das estimativas, orçamentos e o controle de custos. O componente da EAP usado para computar os custos do projeto é denominado conta de controle. Para cada conta de controle é atribuído um código único ou número de conta que liga o projeto diretamente ao sistema de contabilidade da organização executora.

Limites de controle - valores para o monitoramento do desempenho de custo podem ser especificados para indicar a variação permitida antes que alguma ação precise ser tomada. Os limites são geralmente expressos como desvios percentuais em relação aos valores planejados na linha de base de custo.
Regras de medição de desempenho – que são, basicamente, as regras de medição do desempenho para o Earned Value Management (Gerenciamento do Valor Agregado), ou EVM, e podem conter as técnicas de medição de EV (Earned Value) como, por exemplo, marcos ponderados, fórmula fixa e porcentagem concluída, além da definição de pontos da EAP em que a medição das contas de controle serão realizadas. Esse conceitos serão vistos com mais detalhes no post dedicado ao controle de custos do projeto.

Formato e frequência de relatórios – com a definição dos formatos e da frequência de entrega de vários tipos de relatórios de custo do projeto.
Descrição de processos – inclui a descrição dos processos usados no gerenciamento de custos do projeto.
 
Outros procedimentos – incluindo procedimentos para a apuração contábil de custos e procedimentos para contabilizar a flutuação da moeda.
 
Este é o primeiro post sobre o tema do gerenciamento de custos. Em breve, publicaremos mais posts, complementando os conceitos aqui apresentados.
 
Referências Bibliográficas:
DUFFY, M. “Gestão de projetos: arregimente os recursos, estabeleça prazos, monitore o orçamento, gere relatórios : soluções práticas para os desafios do trabalho”. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
PMI, Project Management Institute. “PMBOK Guide - Project Management Body of Knowledge Guide – 4th Edition". Newton Square: PMI, 2008.
PMI, Project Management Institute. “PMBOK Guide - Project Management Body of Knowledge Guide – 5th Edition". Newton Square: PMI, 2013.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Técnicas de Compressão do Cronograma

As técnicas de “fast tracking” e “crashing” – que vamos abordar nesse post mantendo os nomes em inglês - são importantes técnicas de compressão do cronograma que ajudam o gerente a reduzir a duração do projeto. Estas técnicas são usadas, por exemplo, para comprimir o cronograma quando uma mudança no escopo é necessária. Uma mudança pode significar a retirada de alguma coisa que estava prevista para ser feita no projeto. Essa mudança elimina custos e a necessidade de fazer essa coisa. Mas, as mudanças podem representar mais coisas para fazer, com gasto de dinheiro, recursos humanos e tempo. Esse aumento de tempo pode, em princípio, causar um aumento na duração do projeto. Para evitar isso, sempre que possível, são aplicadas as técnicas de compressão do cronograma.

Fast tracking – que vem da idéia de encontrar um caminho rápido. Se isso é possível, teremos redução do tempo total do cronograma. Esse caminho rápido implicará em ter duas ou mais atividades sendo feitas em paralelo, ao invés de uma atividade após a outra. Fazer atividades em paralelo gastará menos tempo do que fazer essas mesmas atividades uma após a outra. Essa é a idéia do fast tracking.

Crashing – que vem da idéia de batida ou colisão (como numa batida entre dois carros), cujo o resultado é o esmagamento das partes que colidiram. Se imaginarmos o trecho de cronograma de execução de uma atividade recebendo uma batida, esse trecho será esmagado, ficando menor do que era originalmente. Essa é a idea do crashing.

Antes de ir adiante, vamos mencionar algumas situações que costumam ocorrer e que ajudarão a compreender o uso das técnicas de compressão do cronograma. São elas:

·         O cliente deseja terminar o projeto mais cêdo;

·         A empresa que executa o projeto deseja terminar o projeto mais cêdo, porque precisa iniciar logo um novo projeto;

·         O gerente de projetos descobriu que, durante o planejamento, muitas atividades do projeto foram estimadas de forma otimista e agora, na prática, a coisa não é bem assim. O projeto já começou e está sendo monitorado, mas a duração real das atividades está sempre maior do que a duração prevista;

·         A alta direção da empresa está solicitando que o cronograma de lançamento do novo produto seja comprimido para reagir ao movimento de um importante competidor que acabou lançando um produto similar antes;

·         O projeto está atrasado e o sponsor do projeto solicitou um plano de ação que recoloque o cronograma nos trilhos.

“Fast Tracking”

Na técnica de fast-tracking, o caminho crítico do cronograma deve ser revisto para identificar que atividades podem ser realizadas em paralelo ou parcialmente em paralelo. Isso muda, muitas vezes, o caminho crítico que tinha sido obtido em consequência do planejamento original. Então, essa técnica tem algumas idas e vindas. É importante entender, recapitulando, que o trabalho no “fast tracking” será rever as atividades no caminho crítico, porque em outros caminhos fora do crítico, as atividades tem folga e, portanto, num primeiro momento, não há necessidade de encurtar a duração dessas atividades. Uma vez feitas a primeiras modificações nas atividades do caminho crítico, será necessário rever outros caminhos com duração próxima ao do caminho crítico, pois as mudanças poderão modificar o caminho crítico do cronograma. Depois de descobrir que atividades poderão ser realizadas simultaneamente (= em paralelo) ou parcialmente em paralelo, o gerente de projetos deverá trabalhar sobre essas atividades, para que a duração do cronograma possa ser compactada ou encurtada. Se temos, por um lado, como benefício a diminuição do tempo total do cronograma, essa técnica aumenta os riscos do projeto, em função de termos muitas atividades sendo feitas em paralelo. Lembrando que essas atividades, originalmente, tinham sido planejadas para serem executadas em série (uma após a outra). Outra questão importante é pensar nos recursos. Se a atividade azul e a atividade vermelha (no desenho abaixo) estavam previstas para seriam feitas pela mesma pessoa (antes do fast tracking = uma atividade após a outra), para executar essas atividades em paralelo ( = depois do fast tracking), mesmo que parcialmente, será necessário alocar outro recurso, com a experiência e as competências necessárias para executar a atividade com a mesma qualidade e na duração prevista. Uma pessoa menos preparada poderá errar e criar um efeito contrário, atrasando ainda mais o projeto.
Vamos supor que um gerente de projetos está trabalhando em uma obra de construção de um prédio, onde o cronograma original prevê que o próximo passo seja a parte hidráulica e, em seguida, a parte elétrica e, finalmente, as atividades de acabamento.  A obra está em andamento e, nesse momento, chega uma solicitação da alta direção da empresa construtora para que o cronograma seja encurtado. O gerente de projetos faz uma análise do caminho crítico do cronograma, com foco nas atividades que ainda restam para ser executadas, e verifica que a parte hidráulica pode ser feita em paralelo com a parte elétrica. Assim procedendo, o gerente de projetos terá aplicado ao cronograma a técnica de “fast tracking”.

“Crashing”

O “crashing” é uma outra técnica de compressão do cronograma na qual são adicionados recursos extras sobre as atividades do projeto para reduzir o tempo de conclusão dessas atividades.

No “crashing”, o gerente de projetos deve rever o caminho crítico e identificar que atividades podem ser completadas mais rápido se tiverem recursos extras. O trabalho requer um cuidado especial do gerente de projetos na tentativa de encontrar as atividades que possam ter suas durações reduzidas ao máximo, com um mínimo de recursos adicionais. Todo esse trabalho é necessário, obviamente, para minimizar – sempre que possível - o aumento de custos provocado pelos recursos extras. No “crashing”, tipicamente, o gerente de projetos necessíta trazer para o projeto mais equipamentos, mais máquinas, permitir horas extras, agregar mais pessoal, sendo essas ações tomadas isoladamente ou em conjunto.
Vamos supor que um gerente de projetos está trabalhando na construção de um prédio, que no momento inicia a parte de alvenaria das paredes do prédio. De acordo com o cronogramaa original, a  estimativa de duração dessa atividade era de dez dias, para o trabalho de dois pedreiros. Como no exemplo anterior, chega uma ordem da empresa construtora para que a duração dessa atividade seja reduzida. Após uma breve análise e uma conferência por telefone com o diretor da construtora, para validar a ação de “crashing” no cronograma, o gerente de projetos decide acrescentar mais dois pedreiros, ficando com um total de quatro, para que a atividade de construção das paredes seja feita em apenas cinco dias.   
Em complemento, devemos notar que a técnica de “crashing” não aumenta os riscos do projeto, mais implica em aumento de custos.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Possíveis Reflexões de um Jovem Executivo

Tão logo fui admitido na empresa recebi um notebook como brinde. Passado algum tempo, agraciaram-me com um celular top de linha, uso ilimitado dentro ou fora do escritório – são benefícios a que tenho direito como Gerente de Negócios. Até em viagens particulares posso usá-los, aliás, o chefe me quer sempre a seu alcance, pois precisa da minha assessoria para tomar decisões. Acho mesmo que, a rigor, quem decide sou eu. Semana próxima deverei receber também um tablet ou um smartphone, afinal, além de portáteis são completos e poderei levá-los, um ou outro, a qualquer lugar, inclusive às festinhas de aniversário de crianças, onde, pra matar o tempo, poderei adiantar algum serviço.

Às vezes penso em como tenho progredido na vida, sobretudo neste último emprego. Jamais sonhara com tantas regalias. Até o final do ano é certo que participarei de um curso de especialização na Flórida, com tudo pago pela empresa. Tenho aproveitado minhas horas de folga no começo da madrugada para aperfeiçoar o meu inglês com aulas pela internet, afinal, é a minha contrapartida a tudo o que a empresa vem fazendo por mim.

A cada dia são maiores as provas da minha importância para seu funcionamento. No meu setor, pouco se faz sem o OK final aqui do gerentão full-time. As mensagens e os e-mails, não fosse a constância com que os respondo, entupiriam as minhas caixas postais. Se, por qualquer razão (um cochilo na tarde do domingo) não atendo de pronto às indagações dos vendedores, meu chefe irrompe na tela para lembrar-me que esse cochilo pode significar milhares de reais não faturados pela empresa.

Talvez por isso estejam acenando com a possibilidade de colocarem um carro locado à minha disposição. Não faz tempo, fui perguntado sobre os modelos de minha preferência. Claro que chutei lá em cima: esportivo, ar, direção, navegação, som high-tech & coisa e tal. Ainda não deram resposta e desconheço se o presente virá com motorista. Prefiro que não, invadiria minha privacidade. De qualquer forma, pretendem, óbvio, que eu supervisione os interesses da firma in loco. É verdade que assim, nos finais de semana, não mais poderei permanecer em simples stand by ao lado da família. Contudo, há prova maior da consideração que a empresa tem por mim?


É o que vivo explicando para mulher e filhos que, sem visão empresarial, insistem nessa história de convívio familiar. Concordo que seja algo legal, mas enquanto dá certo. Todavia, considerando a minha carreira – vertiginosa, não se pode negar – sou forçado a priorizar outras coisas. É para o meu bem, para o bem da família e também da empresa a quem devo tudo na vida: traje social diário, almoços de negócio em bons restaurantes, smartphone, carro do ano, quilometragem free, destaque, bom salário, seguro-saúde, reuniões em resorts, cursos no exterior, viagens aéreas e milhas decorrentes – até de helicóptero já voei a serviço.

Tenho que me dedicar cada vez mais – eu sou a empresa, ela será o que eu e meus colegas decidirmos. Na verdade, muito mais o que eu decidir. Um dia, assim como já acontece no Japão, meus familiares irão compreender que ela, a empresa, precisa mais de mim do que eles. Se for imperativo que eu me mude para a minha sala de trabalho, saibam todos que mudarei sem hesitar – e não estarei fazendo nada mais do que a minha obrigação.

Autor: Jesus Guimarães é amigo e ex-prefeito da cidade e Tupã, no interior do estado de São Paulo, localizada a 520 quilômetros da capital, com uma população de 62.256 mil habitantes, segundo dados de 2007.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Poema do Beco

"Que importa a paisagem, a Glória, a baía, a linha do horizonte?
- O que eu vejo é o beco".

Manuel Bandeira



E você?
Pra onde olha?
Com o que se importa?
Pra onde vai?
O que você tem que o diferencia dos outros?
No que você é melhor?
Em que áreas precisa melhorar? Será que você sabe tudo isso?
Ou nunca nem pensou à respeito?
Você assume os seus erros?
Ou se esconde, jogando a culpa nos outros?
Estuda garoto, se esforça menina.
Vocês tem a vida inteira pela frente.
Mas precisam fazer valer a pena.


Fonte: Gravura de Jorge Victtor em http://www.jvicttor.com.br

domingo, 10 de novembro de 2013

31 Livros sobre Gerenciamento de Projetos

A leitura é um excelente hábito e os livros podem fazer muito por nós! Seja qual for a disciplina, devemos buscar nos livros a base conceitual necessária para nossa formação. Tenho notado que muitos estudantes não dão o merecido valor e até desmerecem os textos teóricos. Eles costumam dizer que não gostam de ler livros, resenhas e textos teóricos, pois afinal são “só teoria e não tem nada prático”.  Não entender a teoria de alguma coisa é como estar em um voo cego. Você flutua no ar, mas não sabe a razão e nem o que deve fazer para subir ou descer. É como navegar sem saber como o barco flutua, para que servem as velas e o leme. É como saber falar, mas não saber ler. Sim, é ser um pouco analfabeto do ponto de vista dos conceitos que suportam uma determinada prática. Por isso, e não poderia ser diferente, recomendo tanto que os estudantes adquiram o bom hábito da leitura.
Para os que buscam aprender e conhecer cada vez mais a área de gerenciamento de projetos, há um excelente material disponível nas melhores livrarias do país, que apresento nesse post. Muito boa leitura!

1)- GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Autor: VARGAS, RICARDO VIANA
Editora: BRASPORT

Este livro apresenta os conceitos de projetos e gerenciamento de projetos, partindo desde os conceitos fundamentais até atingir aspectos mais complexos, como a análise de valor agregado e o gerenciamento de riscos. Na obra os processos estão compatíveis com o novo PMBOK Guide 4th Edition, publicado pelo Project Management Institute (PMI).

2)- GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Coleção: CADEMP
Autor: MENDES, JOAO RICARDO BARROCA
Editora: EDITORA FGV

Gerenciar projetos tem sido definido como a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos seus requisitos (PMI, 2004;8). Este livro proporciona uma visão abrangente sobre esses conhecimentos, habilidades e técnicas. Para isso, o livro elege como coluna mestre um estudo de caso de um projeto. Em todos os capítulos, os exemplos básicos de cada técnica e teoria são baseados nesse único projeto. Assim você, leitor, pode ter uma visão de conjunto sobre a gerência de projetos.

3)- GERENCIAMENTO DE PROJETOS COMO GERENCIAR SEU PROJETO COM QUALIDADE 

Autor: SILVEIRA NETO, FERNANDO HENRIQUE
Autor: DINSMORE, PAUL CAMPBELL
Editora: QUALITYMARK

Este livro trata dos conceitos básicos de projetos e mostra como gerenciá-los segundo as melhores práticas. O leitor terá acesso a terminologias de gerenciamento de projetos bem como técnicas e ferramentas a respeito. Os autores procuram mostrar ainda, como a capacidade de gerenciar projetos eficazmente pode ser aumentada fazendo com que, desta forma, o profissional seja percebido por chefias e colegas como profissional bem informado e capacitado. A obra também apresenta a informação básica para que o leitor possa buscar certificação profissional internacional do tipo oferecida pelo PMI - Project Management Institute, faltando apenas estudo complementar.

4)- GERENCIAMENTO DE PROJETOS NA PRATICA 1- CASOS BRASILEIROS 

Autor: SOLER, ALONSO MAZINI
Organizador: RABECHINI JR., ROQUE
Organizador: CARVALHO, MARLY MONTEIRO DE
Editora: ATLAS

Os textos deste livro foram elaborados por equipes que contam com professores e pesquisadores nessa área, além de relatos de experiências concretas do gerenciamento de projetos no Brasil. Os organizadores da obra dão seqüência a outro livro lançado por eles 'Construindo competências para gerenciar projetos'. Neste volume, avançam na construção de uma abordagem mais sistêmica e vinculada às escolhas estratégicas das empresas, contextualizadas na realidade brasileira, em seus diferentes setores de atuação. Os 12 casos aqui reunidos têm diferentes objetos de estudo, desde os esportes radicais (trekking) até telecomunicações, e trazem à luz aspectos inovadores decorrentes da interdisciplinaridade da Gestão de Projetos com outras áreas de conhecimento, como gestão do conhecimento, gerenciamento ambiental e outras.

5)- REINVENTANDO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Autor: DVIR, DOV
Autor: SHENHAR, AARON J.
Editora: M.BOOKS

As organizações sobrevivem por meio de projetos bem-sucedidos. Projetos são a força motriz de inovação e mudanças. Eles fazem com que as organizações sejam melhores, mais fortes e mais eficientes. Ainda assim, no campo da estratégia de negócios, o gerenciamento de projetos tem sido bastante negligenciado. O fato de que muitos projetos ainda fracassam sugere que o gerenciamento de projetos convencional não satisfaz as atuais necessidades dos negócios.

6)- GERENCIAMENTO AGIL DE PROJETOS APLICAÇAO EM PRODUTOS INOVADORES 

Autor: AMARAL, DANIEL CAPALDO
Autor: CONFORTO, EDIVANDRO CARLOS
Autor: BENASSI, JOAO LUIS GUILHERME
Autor: ARAUJO, CAMILA DE
Editora: SARAIVA EDITORA

Esta obra traz aspectos teóricos e práticos apresentando como gerenciar projetos em ambientes dinâmicos, como no caso de projetos de inovação. Propõe ainda um modelo testado em campo enfatizando o uso de métodos visuais de controle, e discute a aplicação de software para apoiar o método ágil.

7)- O QUE OS EXECUTIVOS PRECISAM SABER SOBRE GERENCIAMENTO DE PROJETOS 

Autor: SALADIS, FRANK P.
Autor: KERZNER, HAROLD
Editora: BOOKMAN COMPANHIA ED

Este livro tem como objetivo fornecer informações aos executivos, a fim de ajudá-los a atingir suas metas, supervisionar a execução e intervir diretamente em momentos-chave do desenvolvimento, conhecendo o seu papel no gerenciamento de projetos. Sumário da obra - 1. Princípios do gerenciamento de projetos; 2. A evolução do gerenciamento de projetos; 3. As vantagens do gerenciamento de projetos; 4. As três melhores práticas gerenciais; 5. O papel do executivo como gerenciador de projeto; 6. Os principais problemas enfrentados pelos executivos; 7. Novos desafios enfrentados pela alta direção; 8. Novas responsabilidades para os executivos; Conclusões; Índice.

8)- AMA - MANUAL DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Autor: DINSMORE, PAUL C.
Autor: CABANIS-BREWIN, JEANNETTE
Editora: BRASPORT

A obra pretende abordar conceitos considerados básicos do Gerenciamento de Projetos. Contém modelos definitivos, estudo de casos, conselhos de profissionais com experiência em áreas como as de desenho adequado de estruturas organizacionais, geração e manutenção do trabalho em equipe e gestão do ciclo de vida do projeto, e soluções em profundidade para dilemas específicos do segmento de gerenciamento de projetos.

9)- INDICADORES DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Autor: TERRIBILI FILHO, ARMANDO
Editora: M.BOOKS

Este livro mostra, através de indicadores, como o leitor pode monitorar, avaliar e acompanhar as fases de um projeto. A proposta é abordar os indicadores de monitoração de projetos para qualquer área do conhecimento humano, contemplando a conceituação e a aplicação de indicadores que podem ser utilizados durante a vida de um projeto ou após a sua conclusão. O autor apresenta diversos indicadores, que são utilizados em organizações, e também indica como uma organização pode criar seus próprios indicadores de projetos.

10)- GERENCIAMENTO DE PROJETOS - O PROCESSO GERENCIAL

Autor: GRAY, CLIFFORD F.
Autor: LARSON, ERIK W.
Editora: MCGRAW HILL - ARTMED

Livro didático que trata dos aspectos técnicos do gerenciamento de projetos em equilíbrio com a visão humano- comportamental. Apresenta um panorama completo do gerenciamento de projetos - não apenas responde a questões o quê e como, mas também porque fazê-lo. Integra o gerenciamento de projetos à organização como um todo utilizando uma ampla gama de exemplos aos quais os princípios de gerenciamento de projetos podem ser aplicados. Mostra as melhores práticas e processos, com exercícios testados.

11)- GERENCIAMENTO DE PROJETOS EM 7 PASSOS - UMA ABORDAGEM PRATICA 

Autor: TERRIBILI FILHO, ARMANDO
Editora: M.BOOKS
 
Neste livro, o autor Armando Terribili procura abordar aspectos importantes para tornar um projeto um sucesso. O livro apresenta 25 artigos de autoria do professor, abordando temas considerados relevantes no Gerenciamento de Projetos, como - conflitos decorrentes das diferentes gerações de profissionais, tipos de locais de trabalho (home office, home based e coworking), gerência de equipes remotas, motivação, ética, liderança, assédio moral e sexual. Os exemplos apresentados neste livro, que evoluem em cada capítulo e os '10 pontos relevantes' de itens abordados se tornam um guia metodológico que endereça diversas dúvidas dos profissionais da área.

12)- GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇAO 

Autor: VIEIRA, MARCONI
Editora: CAMPUS - RJ

O modelo de gerenciamento de projetos abordado neste livro segue as práticas elaboradas pelo PMI em seu PMBOK. Este livro contém - capítulos com informações gerais sobre 'metodologia de gerenciamento de projetos', 'escritório de projetos' e 'maturidade em gerenciamento de projetos'; detalhamento de algumas áreas do conhecimento e ferramentas de GP; alguns templates (modelos) para apoiar na utilização das ferramentas de GP; estudos de casos; glossários e referências bibliográficas no final de cada capítulo; mapas mentais em todos os capítulos do livro.

13)- GERENCIAMENTO DE PROJETOS, OBRAS E INSTALAÇÔES

Autor: REZENDE, ANTONIO CARLOS
Editora: IMAM

Muitas vezes os profissionais que atuam em gerenciamento são vistos como profissionais de 'sorte' nos projetos em que participam, ou vai tudo bem, ou os problemas são corrigidos em tempo. Empreendimento, assim como projeto, é um conjunto de atividades planejadas e executadas com equipe e recursos específicos para alcançar um objetivo pré-determinado, com prazos e custos definidos e, normalmente, não fazem parte das atividades rotineiras da empresa. Neste sentido, este livro esclarece que as atividades de gerenciamento devem ter início a partir dos estudos de viabilidade, e desenvolvimento das fases do empreendimento tais como - plano de base e detalhado, acompanhamento (quantitativo e qualitativo), controle físico e financeiro, emissão de relatórios, avaliação de itens críticos, desvios e correspondentes correções de rota; aquisição de projetos, equipamentos e serviços; contratação de obras, instalações, montagens e comissionamento, além da responsabilidade de administrar as interfaces e conflitos, reuniões de progresso, e finalmente avaliar o desempenho do empreendimento.

14)- METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS METHODWARE 

Autor: XAVIER, CARLOS MAGNO DA SILVA
Autor: XAVIER, LUIZ FERNANDO DA SILVA
Autor: VIVACQUA, FLAVIO RIBEIRO
Autor: MACEDO, OTUALP SARMENTO
Editora: BRASPORT

A metodologia apresentada mostra aos leitores 'como' implementar as práticas sugeridas pela publicação da área de gerenciamento de projetos mais vendida no mundo - 'A Guide to the Project Management Body of Knowledge', publicada pelo Project Management Institute (PMI). O livro é voltado para a prática e, por isso, utiliza o projeto de um treinamento para exemplificar os procedimentos de cada processo da metodologia.

15)- INTELIGENCIA EMOCIONAL PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS 

Autor: MERSINO, ANTHONY
Editora: M.BOOKS

Não basta só conhecimento técnico para realizar com sucesso os projetos mais difíceis. É preciso ter boas habilidades pessoais. 'Inteligência Emocional para o Gerenciamento de Projetos' apresenta os conceitos básicos da inteligência emocional e mostra como o leitor pode aplicá-los aos objetivos de seus projeto. O leitor aprenderá a usar as habilidades interpessoais para obter mais das pessoas com as quais trabalham e atingir melhores resultados com menos esforço.

16)- SCRUM E PMBOK - UNIDOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS 

Autor: CRUZ, FABIO
Editora: BRASPORT

Esta publicação agrega muito valor à área de gerenciamento de projetos ao trazer uma nova visão de integração entre o Guia PMBOK e o Scrum. O grande mérito é permitir uma visão prática de dois referenciais metodológicos até considerados antagônicos, mas que no decorrer da leitura percebemos que são complementares e podem trazer ótimos resultados com o uso combinado. Vale destacar que o conteúdo deste livro não é apenas uma visão teórica, mas o resultado de vivências profissionais e lições aprendidas em projetos reais com a aplicação em boas práticas. Com essa abordagem você irá obter ganhos como - Permitir que os gerentes de projeto executem suas tarefas em ambiente Scrum; Prever entregas com o gerente de projetos e manter o foco no valor com o Time Scrum; e Rodar Scrum de verdade com foco na execução e com o apoio do Guia PMBOK nas demais fases; Descreve as dez áreas de conhecimento e os 47 processos do Guia PMBOK juntamente com todas as regras, cerimônias, papéis e responsabilidades do Scrum.

17)- USANDO O MS PROJECT 2010 EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 

Autor: PRADO, DARCI
Editora: INDG –

O objetivo desta obra é apresentar o uso do Microsoft Project no ambiente de gerenciamento de projetos, apoiado em 95 exemplos. O livro aborda a versão Standard, sendo que todos os aspectos relevantes (tempo, recursos e custos) são analisados. São apresentados também os melhoramentos da versão 2010 com relação à versão 2007. O livro mostra o uso do software WBS Chart Pro em parceria com o MS-Project.

18)- PRIMAVERA P3 - FERRAMENTA DE APOIO PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS 

Autor: POSSI, MARCUS
Autor: SILVA, LUIZ AUGUSTO P.
Editora: CIENCIA MODERNA

Líder mundial no desenvolvimento de programas para gerenciamento de projetos, a Primavera é a única empresa a colocar à disposição dos clientes todos os aspectos da Gerência de Projetos. Com uma base instalada de mais de 90.000 usuários, seus programas são utilizados em diferentes áreas de negócios - fabricação, construção, sistemas de informação, engenharia, desenvolvimento, utilidades, telecomunicações e manutenção. Este livro deve auxiliar aos profissionais da área, experientes ou mais iniciantes, no uso da ferramenta de apoio para gerenciamento de projetos Primavera P3, sempre dentro de uma proposta séria de metodologia e abordagem, no cumprimento de suas obrigações e compromissos assumidos.

19)- NEGOCIAÇAO E ADMINISTRAÇAO DE CONFLITOS

Autor: ARAUJO, JOAO VIEIRA DE
Autor: NETO, ANTONIO ANDRE
Autor: ANDRADE, GERSEN MARTINS
Autor: CARVALHAL, EUGENIO DO
Editora: EDITORA FGV

O autor afirma que a negociação está presente de forma intensa na vida contemporânea. Para ele, ao negociar, ocorre o envolvimento em trocas, concessões e barganhas, nas quais as questões substantivas em jogo estão colocando em risco as relações e criando oportunidades para os relacionamentos. Competir ou colaborar está entre os dilemas presentes nas negociações. As ideias propostas neste livro buscam indicar como se pode abordar processos de negociação, visando acordos que satisfaçam todas as partes envolvidas.

20)- COMO LIDAR COM O ESTRESSE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 

Autor: CARVALHAL, CELIA REGINA
Editora: BRASPORT

Trazendo sua experiência como executiva por 20 anos e aliando seus conhecimentos na área de Psicologia, especialmente no que se refere ao estresse, e na área de Gerenciamento de Projetos, a autora oferece uma obra de orientação e reflexão, levando o leitor a aprender a lidar com as demandas do mundo corporativo moderno que tanto nos pressionam e também a entender melhor nossas questões pessoais. O estresse é considerado o mal do século XXI e não podemos deixar de ficar atentos às suas conseqüências e armadilhas.

21)- SHAREPOINT PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Editora: STARLIN ALTA CONSULT
 
Este livro demonstra como SharePoint pode lhe ajudar a organizar e gerenciar projetos complexos. Com 'SharePoint para Gerenciamento de Projetos', o leitor não só irá entender como aplicar conceitos de gerenciamento de projeto em SharePoint, mas também aprenderá como criar um Sistema de Informação de Gerenciamento de Projeto (PMIS), personalizado ao seu projeto, que pode eficientemente coordenar comunicação e colaboração entre os membros da equipe.

22)- GERENCIAMENTO DE CUSTOS EM PROJETOS

Autor: BARBOSA, CHRISTINA
Editora: EDITORA FGV

O objetivo deste livro é apresentar o gerenciamento de custos em projetos de forma estruturada, mostrando como realizar o projeto respeitando o orçamento aprovado. Está dividido em quatro partes - Histórico, conceitos e tipos de custos (Histórico, Análise de custos, Custos diretos, Custos indiretos, Custos fixos, Custos variáveis, Custos totais, Custos incorridos, Custos de oportunidade, Plano de cintas, Diagrama de Pareto); Custo unitário (Mão-de-obra, Profissionais autônomos, Serviços de terceiros, Serviço temporário, Cooperativas de trabalhadores, Materiais, Equipamentos, Bens patrimoniais, Transportes e veículos, Tributos); Estimativas de custos e orçamentação (Estimativas de custos, Estrutura analítica do trabalho x estimativas de custos, Recursos envolvidos x estimativas de custos, Precisão de estimativas, Orçametação, Métodos de orçamentação); Controle de custos - análise do valor agregado (Controle de custos, Por que utilizar a análise do valor agregado?, Como utilizar a análise do valor agregado, Linha de base de custos ou orçamento-base, Informações sobre o desempenho do projeto, Relatório de desempenho).

23)- GERENCIAMENTO E CONTROLE DE PROJETOS

Autor: BOENTE, ALFREDO
Editora: AXCEL BOOKS

'Gerenciamento e Controle de Projetos', de Alfredo Boente, tem como objetivo principal proporcionar ao leitor um conhecimento sobre as mais diversas técnicas de Administração, Gerência e Controle de Projetos. O livro dá enfoque a softwares como o Microsoft Project, Decision Pro, AlexSysTeam, Minute Man e MileStones, entre outros, utilizados no auxílio à gerência e ao controle de projetos. 'Gerenciamento e Controle de Projetos' apresenta, ainda, vários exemplos de planos de projeto. A obra pode ser adotada por professores universitários, do ensino médio e até mesmo por coordenadores de cursos de informática.

24)- COMO SE TORNAR UM PROFISSIONAL EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS 

Autor: CAVALIERI, ADRIANE
Autor: DINSMORE, PAUL CAMPBELL
Editora: QUALITYMARK

Através de explicações detalhadas, exemplos, exercícios resolvidos (miniestudos de casos) constando situações de tomada de decisão que o gerente de projeto enfrenta no dia-a-dia, objetiva-se mostrar ao leitor como aprimorar suas técnicas e dominar a técnica de gerenciar com consciência projetos de várias naturezas. Traz ainda questões simuladas, artigos e descrição dos processos de gerenciamento de projetos. O livro traz os seguintes assuntos - A Estrutura do Gerenciamento de Projetos; Gerenciamento do Escopo; Gerenciamento de Tempo; Gerenciamento de Custos; Gerenciamento da Qualidade; Gerenciamento Recursos Humanos; Gerenciamento da Comunicação; Gerenciamento de Riscos; Gerenciamento de Aquisições; Gerenciamento da Integração; Ética e Responsabilidade Profissional em Gerenciamento de Projetos.

25)- A ARTE DO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Autor: BERKUN, SCOTT
Editora: BOOKMAN COMPANHIA ED

Scott Berkun reúne nesta obra o aprendizado de mais de 10 anos na Microsoft como gerente de projetos, participante de iniciativas como Internet Explorer, MSN e Windows. O livro foi concebido para o meio empresarial, pois os desafios de organizar, liderar, criar designs e entregar o trabalho independem do domínio.

26)- GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO CONCEITOS, INSTRUMENTOS E APLICAÇOES 

Autor: PFEIFFER, PETER
Editora: BRASPORT

Este livro apresenta as duas principais fontes teórico-conceituais que embasam o método GPD, através de uma série de conceitos, definições e instrumentos que levam a um marco referencial para um sistema de gerenciamento. Ele pretende ser uma contribuição prática e aplicável para que organizações públicas e privadas que lidam com projetos de cunho social consigam aprimorar a sua eficiência e assim aumentem a eficácia nas suas intervenções em prol do desenvolvimento.

27)- ESTRATEGIA MCKINSEY - PARA GERENCIAMENTO DE EQUIPES EM PROJETOS 

Autor: FRIGA, PAUL
Editora: CAMPUS - RJ

Trata-se de um guia que traz soluções de negócios para resolver problemas de equipe nas empresas e criar o comprometimento. A obra apresenta - Regras claras de comprometimento; Um conjunto de táticas operacionais; Ferramentas avançadas de resolução de problemas; Exercícios, check-lists e dicas de treinamento; Histórias de guerra e as melhores práticas de estudos de caso.

28)- GUIA DE TEMPLATES PARA GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Autor: Snyder, Cynthia Stackpole
Editora: Campus

Este livro servirá como guia indispensável para coletar e organizar as informações de seu projeto ou como um método para garantir o controle e a integridade dos dados em todos os seus trabalhos. Além disso, esses templates também põem ser adotados em um nível organizacional, para criarem uma metodologia de gerenciamento de projetos fácil e reproduzível.

29)- PROJECT MODEL CANVAS - GERENCIAMENTO DE PROJETOS SEM BUROCRACIA

Autor: Finocchio Junior, José; Finocchio Junior, José
Editora: Elsevier - Campus

Com o objetivo de desafiar visões pré-estabelecidas e colocar em xeque metodologias convencionais sobre o gerenciamento de projetos, José Finocchio Junior apresenta neste livro um modelo totalmente inovador e adaptado à realidade das empresas e até mesmo ao próprio modo de funcionamento da mente humana.O Project Model Canvas não é mais um “novo” jeito de gerenciar projetos com planilhas do Excel ou documentos do Word. Dê adeus a tudo isso! Como o próprio autor afirma, seu modelo é uma adaptação do aclamado método canvas, criado pelos autores Osterwalder e Pigneur para o efetivo controle de seus projetos em apenas uma única folha e um bloquinho de post-it.Contudo, o autor vai além das teorizações ao incluir em seu método conceitos práticos da neurociência para ajudar o leitor a redefinir seu modelo mental, a pensar e a executar um projeto da maneira simples e sem burocracias, como ele realmente deve ser.

30)- SEGREDOS PROFISSIONAIS - SEGREDOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Autor: Batchelor, Matthew; Batchelor, Matthew
Editora: Fundamento

Tudo fica mais simples para quem conhece a série Segredos Profissionais. A abordagem por projetos tem sido um recurso altamente empregado por empresas de todos os tamanhos para alcançar metas específicas em um determinado período. Seja você o chefe de uma equipe ou o responsável por uma das etapas, é vital entender os fundamentos do gerenciamento de projetos. Para facilitar essa tarefa, o autor Matthew Batchelor, experiente consultor e gerente de marketing, design e comunicação, reuniu neste guia os 50 grandes segredos para tornar suas ideias mais viáveis e eficientes. Você aprenderá: - Como dividir seu projeto nas tarefas que precisam ser executadas e como definir quem são as pessoas certas para cada função. - Qual a importância de estabelecer um orçamento e de negociar o tipo certo de contrato. - Por que não se deve apenas chefiar uma equipe, mas inspirá-la. - Como decidir qual será a duração de um projeto e como fazer com que os resultados positivos se tornem constantes e ainda maiores. Seja um líder mais confiante e comece a agir como um! Aplique os ensinamentos deste livro para transformar os seus planos em ações reais e bem-sucedidas. A oportunidade está em suas mãos: aproveite!

31)- GERÊNCIA DE PROJETOS APLICADA À GESTÃO DO CONHECIMENTO

Autor: Bassis, Nihad Faissal
Editora: Brasport

Este livro tem como base a aplicação dos padrões de projeto em iniciativas de Gestão do Conhecimento voltadas para a formação de Culturas de Inteligência Organizacional como fator diferencial de competitividade. É uma ponte que une estrategicamente GP e GC. É ferramenta de apoio para ações de planejamento em projetos de Gestão do Conhecimento (educação corporativa e educação a distância). Também poderá ser utilizado nas disciplinas de graduação e pós-graduação - Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual, Planejamento Educacional, Inteligência Competitiva, Gestão de Ativos Intangíveis, Gestão de Projetos e Planejamento de Projetos.