terça-feira, 29 de outubro de 2013

Os Graduados Mais Empregáveis

Um post de 29 de outubro de 2013, do website Business Insider, informou que os recrutadores e executivos dizem que a Universidade de Oxford produz os mais empregáveis ​​graduados, de acordo com uma nova pesquisa, batizada de "Global Employability Survey", ou Estudo Global de Empregabilidade. O estudo, realizado pela empresa de consultoria francesa Emerging e pela firma alemã Trendence pediu aos empregadores para descrever o graduado ideal e que escolas seriam as melhores para produzir essa pessoa.

 
“Os recrutadores estão cada vez mais agindo e pensando globalmente", disse Laurent Dupasquier, diretor da empresa francesa Emerging. As empresas multinacionais estão cada vez mais ampliando a sua base de recrutamento, ele disse: Embora o topo do ranking seja composto por potências acadêmicas tradicionais, a lista deste ano destaca as instituições que se concentram em fornecer graduados com um amplo conjunto de habilidades e estão ganhando mais reconhecimento, independentemente do seu país ou região.
Aqui estão as 20 escolas que produzem os graduados mais empregáveis:
1.    University of Oxford (Inglaterra)
2.    Harvard University (Estados Unidos)
3.    University of Cambridge (Inglaterra)
4.    Stanford University (Estados Unidos)
5.    Massachusetts Institute of Technology (Estados Unidos)
6.    Princeton University (Estados Unidos)
7.    Columbia University (Estados Unidos)
8.    Yale University (Estados Unidos)
9.    California Institute of Technology (Estados Unidos)
10. University of Tokyo (Japão)
11. Technical University Munich (Alemanha)
12. University of California, Berkeley (Estados Unidos)
13. University College London (Inglaterra)
14. University of Toronto (Canada)
15. University of Edinburgh (Inglaterra)
16. École Polytechnique ParisTech (França)
17. H.E.C. Paris (França)
18. Hong Kong University of Science and Technology (Hong Kong)
19. École Normale Supérieure Paris (França)
20. Australian National University (Austrália)
 
Na lista da Emerging com 150 instituições de ensino, aparecem somente duas brasileiras:
Fundação Getúlio Vargas, na posição 93;
Universidade de São Paulo, na posição 113.

domingo, 27 de outubro de 2013

Muito Mais Inovação

É sempre interessante comentar sobre inovações que à todo momento surgem nos laboratórios de empresas e universidades. Nesse post vamos falar de dois desses casos.
Pesquisadores da “Princeton Plasma Physics Laboratory” (Laboratório de Física do Plasma da Universidade de Princeton) e o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, desenvolveram uma nova técnica para a pasteurização rápida de ovos na casca. A pasteurização significa, basicamente, esterilizar pela ação do calor. O processo chamou minha atenção uma vez que poderia levar a uma redução acentuada das doenças causadas pela bactéria salmonela presente no ovo, sendo, portanto, uma inovação que resolveria um caso de saúde pública.
A pasteurização de ovos na casca não é uma tarefa tão simples assim. É necessário elevar a temperatura alta o suficiente para matar as bactérias, mas não alta o suficiente para cozinhar o ovo. Um complicador adicional é o fato da clara ser mais sensível ao sobreaquecimento que a gema do ovo.
O novo método utiliza energia de radiofreqüência (RF) para transmitir calor através da casca para a gema do ovo, enquanto o ovo gira. Simultaneamente, fluxos de água fria fluem sobre o ovo para proteger a clara. O ovo é então banhado em água quente para pasteurizar a clara e terminar a pasteurização da gema. 
O protótipo, que faz tudo isso, emite energia de RF para o interior do ovo, atravessando a sua casca, usando dois eletrodos colocados em lados opostos do ovo. O ovo repousa sobre rolos que o giram para assim distribuir o calor e a água de refrigeração uniformemente.
Sim, tudo isso é um pouco complicado, mas não tanto quanto o aplicativo que usa ondas cerebrais para bloquear chamadas de celular, desenvolvido por Ruggero Scorcioni.
 
 
O neurocientista e programador Ruggero Scorcioni viu-se constantemente distraído com o telefone enquanto estava tentando trabalhar. Ele simplesmente detestava interromper seu trabalho a todo momento quando chegava uma chamada no seu celular. Em janeiro de 2013, por um capricho do destino, Ruggero decidiu participar de uma maratona hacker, promovida pela operadora de telefonia norte-americana AT&T. Todos os participantes dessa maratona receberam de presente um novíssimo fone de ouvido, produzido pela empresa Neurowear, com formato de orelha de gato, simplesmente capaz de monitorar as ondas cerebrais de seus usuários. Isso possibilitou a Ruggero – neurocientista e programador – criar o seu aplicativo. 
 
O usuário deverá usar o fone de ouvido da Neurowear que, obviamente, não será usado para esta finalidade, mas que estará conectado ao telefone celular. Com isso, e o software aplicativo de Ruggero, a atividade mental do usuário será monitorada. Se o usuário está distraído e despreocupado, o sistema gera um sinal fraco e pouco intenso. Se, por outro lado, o usuário está muito concentrado, o sistema gera um sinal forte e de grande intensidade. Toda vez que uma chamada chegar no celular, e a atividade do cérebro do usuário estiver alta (usuário estiver muito concentrado), a chamada será bloqueada. O neurocientista e programador afirma que seu aplicativo será capaz de aprender, através do feedback dos usuários, a reconhecer o nível de concentração no qual os usuários desejam bloquear suas chamadas. As chamadas bloqueadas dessa forma serão redirecionadas para um sistema de mensagem automática que informará a quem estiver chamando que o usuário não pode atender no momento. Ruggero Scorcioni, que ganhou o prêmio Hackathon de US$30.000 com seu aplicativo, decidiu batizá-lo de “Good Times” ou, em português, bons tempos. 

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Elaborando o Cronograma do Projeto com o MS Project

Na busca de eficiência e da possibilidade de administrar de forma mais organizada os projetos em curso na organização, as empresas têm usado cada vez mais ferramentas de software de gerenciamento de projetos. A escolha de tais ferramentas precisa ser feita com cuidado, pois existe um grande número delas, tanto proprietárias, cujo uso depende de compra de licenças, como ferramentas de código aberto, chamadas de “open source software” (software de código aberto).
A medida que os projetos crescem em quantidade, tamanho e complexidade, torna-se praticamente indispensável o uso de ferramentas de software de gerenciamento de projetos, pois possibilitam, para os membros de uma organização, o conhecimento dos processos utilizados, a visualização das informações em tempo real e o gerenciamento das necessidades de um projeto.  Todavia, para o uso efetivo de uma ferramenta de software de gerenciamento de projetos é necessário conhecer os conceitos de gestão de projetos, seus termos, denominações e definições, da mesma forma que a matemática é necessária para o uso efetivo de uma planilha de cálculos e o conhecimento de uma lingua é necessário para o uso de um editor de textos.
Veremos a seguir um conjunto de instruções que orientam a elaboração de um projeto no MS Project 2007 até a obtenção do cronograma do mesmo. Devemos lembrar inicialmente que, sendo o MS Project um software com várias possibilidades em seu menu, é possível executar uma mesma tarefa seguindo por mais de um caminho. Tendo isso em mente, e visualizando a tela inicial do programa, o usuário deverá seguir os seguintes passos:
Iniciando o Projeto
Escolher no menu Arquivo - Salvar como, e escrever o nome do arquivo do projeto. Em seguida, escolher no menu Arquivo – Propriedades, e inserir nome do projeto, nome do gerente e os comentários nos campos correspondentes.
 
Figura 1: Iniciando um projeto no MS Project
Em seguida, escolher no menu Projeto - Informações sobre o projeto e inserir a data de início do projeto e o calendário. O calendário formata o ambiente de projeto para que a alocação de recursos e as atividades sejam feitas da forma mais assertiva possível. O MS Project 2007 possui três tipos de calendários: padrão (8 horas por dia, de segunda à sexta), 24 horas e turno da noite.   O próximo passo é escolher a opção Ferramentas - Opções – calendário, para definir o calendário padrão do projeto, inserindo nos campos informações como: A semana inicia no (ex.: domingo),   hora de início padrão (ex.: 08:30), hora de término padrão (ex.: 17:30), etc. Vale acrescentar que o MS Project permite também que seja definido um calendário para um recurso, diferente do calendário base do projeto.
Ainda no início do projeto, escolher a opção Ferramentas - Opções – cronograma, para definir as opções do cronograma do projeto. Os campos principais dessa opção são: novas taferas (ex.: iniciar na data de início do projeto), a duração inserida em (ex.: dias); unidade padrão de trabalho (ex.: horas), tipo de tarefa padrão (ex.: duração fixa). É importante também escolher se o projeto terá, ou não, suas tarefas controladas pelo empenho.
Carregando a EAP
A EAP é a Estrutura Analítica do Projeto que consiste na divisão do escopo do projeto em componentes menores e mais fáceis de gerenciar. É construída através de técnicas de decomposição e detalhamento do trabalho a ser feito no projeto. A figura 2 ilustra uma EAP típica de um projeto genérico.
 
Figura 2: EAP de um projeto genérico
Para carregar a EAP do projeto, escolher no menu a opção Exibir - Grafico de Gantt. Em seguida, escolher no menu a opção Tabela: Entrada. Note que a EAP é composta de Entregas do projeto, e que cada Entrega pode conter um ou mais Pacotes de Trabalho. Por simplificação, vamos considerar que cada Entrega é subdividida em tarefas que serão usadas no cronograma do projeto (ver figura 3).
Figura 3: EAP carregada no MS Project
Por questões práticas de espaço, cada elemento da EAP tem uma descrição resumida. Por conta disso, recomenda-se usar um dicionário da EAP, com descrições mais detalhadas de cada um de seus elementos. Para criar o  dicionário da EAP, basta dar um duplo clique sobre uma tarefa para abrir as Informações sobre a mesma. Em seguida, selecionar o campo Anotações para preencher a área de texto com os detalhes da tarefa.
Criando a Planilha de Recursos
Um projeto necessita de recursos para executar cada uma de suas tarefas e podem ser do tipo trabalho ou material. Os recursos de trabalho são normalmente pessoas, como técnicos, pintores, arquitetos, etc. Os recursos materias podem ser tijolos, tinta, fio elétrico, barras de ferro, computadores, peças e outros tipos de insumos. Os recursos são criados em uma lista chamada de planilha de recursos para, posteriormente, serem alocados em cada tarefa do projeto. O usuário do MS Project 2007 deve escolher a opção Exibir Planilha de recursos para acessar essa planilha (figura 4). Cada tarefa poderá ter um ou mais recursos para alocação. Na planilha de recursos cada recurso (humano ou material) deve ter seu custo especificado (taxa/hora, tx. hora extra ou custo fixo).
Figura 4: Planilha de recursos
Alocando Recursos e Durações
A alocação de recursos é feita da seguinte forma: escolher no menu a opção Exibir – Grafico de Gantt. Selecionar também a opção Tabela: Entrada. Isso mostrará a EAP que foi carregada anteriormente. A partir desse ponto, dar um duplo clique sobre uma tarefa para abrir o campo  Informações sobre a mesma (ex.: Tarefa A1) . Selecionar então o campo Recursos.  No campo Nome do recurso alocar o recurso correspondente (ex.: advogado) , definindo no campo Unidades o percentual de tempo que este recurso irá trabalhar nessa tarefa (ex.: 100%). No campo Duração entrar com a quantidade de períodos trabalhados (ex.: 2 dias). Isso deverá ser feito para todas as tarefas do projeto.
Estabelecendo as Dependências e Obtendo o Cronograma
A programação das tarefas do projeto no tempo segue o seu sequenciamento. Portanto, é necessário saber que tarefa será feita primeiro, em seguida a próxima  e assim sucessivamente, até o encerramento. É necessário considerar que há tarefas que são executadas de forma seriada, enquanto outras são executadas em paralelo. A figura 5 mostra o sequenciamento de um projeto, também chamado diagrama de rede, usado como exemplo.
Figura 5: Diagrama de rede
Para cada tarefa podemos definir suas tarefas predecessoras (que vem antes) e sucessoras (que vem depois). Por exemplo, a tarefa A1 tem como predecessora o início do projeto e como sucessora a tarefas A2. Quando carregamos as predecessoras em cada uma das tarefas, como as durações de cada tarefa já tinham sido inseridas na etapa de alocação de recursos, o MS Project apresenta o desenho do cronograma do projeto.
Para carregar as predecessoras, escolher no menu a opção Exibir - Grafico de Gantt. Escolher, também, a opção Tabela: Entrada. Em seguida, dar um duplo clique sobre uma tarefa para abrir o campo Informações sobre a tarefa. Selecionar, então, a tabela Predecessoras. Nesta, no campo “Nome da tarefa” selecionar a tarefa que vem antes da tarefa selecionada. Seguir o mesmo procedimento para todas as tarefas do projeto. As tarefas chamadas de Inicio do projeto e Fim do projeto são marcos do mesmo e, portanto, devem ser marcadas com duração igual a zero. Os referidos marcos deverão ser usados normalmente no diagrama de rede do projeto (ex.: Inicio do projeto é predecessora da tarefa A1 e Fim do projeto é sucessora da tarefa D3). A figura 6, a seguir, apresenta o cronograma do projeto do nosso exemplo. Note que nas barras vermelhas é mostrado o caminho crítico do projeto.
Figura 6: Cronograma do projeto
Verificando a Super-Alocação
Um recurso humano deve ser alocado de forma correta. Isso implica em considerar, por exemplo, que uma pessoa (recurso humano) só pode trabalhar 8 horas durante um dia, dentro de um calendário padrão. Se ocorrer a situação de um recurso humano ser alocado em duas tarefas diferentes, num mesmo dia, ele ou ela estarão erradamente alocados, com mais horas de trabalho do que seriam capazes de realizar. Essa sobrecarga de trabalho para um recurso se chama, no MS Project, de super-alocação.  Em projetos pequenos, esse tipo de erro de alocação pode ocorrer por falta de atenção do usuário do software. Entretanto, em projetos maiores, onde existe uma quantidade muito grande de tarefas, evitar a super-alocação é menos trivial. Para remover a super-alocação será necessário reduzir o trabalho do recurso super-alocado ou reatribuir a tarefa para outro recurso. Para prevenir esse erro, o MS Project permite verificar a super-alocação de recursos. Assim sendo, o primeiro passo é verificar a super-alocação. Para isso, o usuário deve escolher no menu a opção Exibir – Gráfico de recursos. Além disso, escolher a opção Tabela – Entrada. A partir desse ponto, basta mover o botão central do mouse, verifique se o nome de algum dos recursos está marcado na cor vermelha. Em caso afirmativo, verifique em que momento do projeto isso acontece e remova a super-alocação (reduzindo a carga de trabalho do recurso ou alocando outro recurso).
Verificando a Duração Planejada
O usuário deve escolher no menu a opção Exibir – Grafico de Gannt e, também, a opção Tabela – Entrada. Na primeira linha, o campo Duração contém a duração total do projeto e de cada tarefa. Os campos Início e Término contêm as datas de início e término do projeto e de cada tarefa.
Verificando o Custo Planejado
O usuário deve escolher a opção Exibir – Gráfico de Gannt e, também, a opção Tabela – Custos. No campo “Custo total” pode ser visto o custo do projeto, de cada entrega e de cada tarefa.
Salvando a Linha de Base
Uma vez revisado e ajustado o planejamento do projeto é chegado o momento de “tirar uma foto” deste planejamento. A linha de base ou baseline é um modelo fixo que representa o planejamento do seu projeto. É por meio dela que se torna possível comparar os dados planejados com o que foi realizado no projeto, visualizando as variações cronológicas, financeiras e de trabalho. Para salvar a linha de base do projeto escolha a opção Ferramentas – Controle – Definir linha de base.
Esse post mostra como uma ferramenta de software pode facilitar o trabalho de planejar e atualizar os dados de um projeto, mas é sempre importante mencionar que quem cria, elabora, aloca, ajusta, estima, define, atualiza, planeja e replaneja as ações que irão ocorrer num projeto é o gerente de projetos e não o software.
Sobre o passo a passo para uso do MS Project 2007 acesse: http://h12sse.blogspot.com.br/2012/01/ms-project-passo-passo-parte-1.html
 
 

sábado, 12 de outubro de 2013

Trainee e Estágio: Um lugar para começar

Cuidar da carreira profissional é uma tarefa difícil, com muitas escolhas a fazer e decisões a tomar. Para quem está começando, buscar uma oportunidade nos programas de trainee é uma boa opção. Esses programas, geralmente, proporcionam o contato do trainee com quase todos os setores da empresa dentro de um plano de treinamento estruturado. Para o trainee é a chance de mostrar o seu valor.
 
Além do conhecimento técnico específico de cada cargo, as empresas procuram colaboradores com certas características comportamentais que são muito valorizadas. Essas características são as seguintes:

·         Aceitar responsabilidades;

·         Manter a calma, mesmo estando sob pressão;

·         Apresentar qualidade nos trabalhos desenvolvidos;

·         Bom relacionamento com chefes e colegas;

·         Boa capacidade de comunicação;

·         Capacidade de adaptar-se a novas situações;

·         Capacidade de analisar problemas e encontrar soluções;

·         Capacidade de liderança.

Outra possibilidade, especialmente para os mais jovens, é o estágio.   

Aproveito para incluir alguns links com informações sobre programas de trainee e de estágio. Os links não são dicas de emprego, apenas mostram onde começar a procurar. Se não conseguir nesse ano, quem sabe no próximo. O negócio é ser persistente na busca de novas oportunidades.

3M
http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/3M-Careers-LA/Junte-se+a+Nos/

AES Eletropaulo
https://www.aeseletropaulo.com.br/imprensa/nossos-releases/conteudo/aes-brasil-abre-inscri%C3%A7%C3%B5es-para-o-programa-de-trainee-2014

Ambev
 http://www.traineeambev.com.br/

Boticario
 http://www.grupoboticario.com.br/oportunidades/Paginas/trainee.aspx

Dow (Química)
 http://www.dow.com/brasil/carreiras/trabalhe-conosco/programa-de-estagio.htm

 Fleury
 http://www.traineesgrupofleury.com.br/  

Fiat
 http://www.fiat.com.br/mundo-fiat/trabalhe-conosco.jsp

General Motors do Brasil
 http://www.chevrolet.com.br/universo-chevrolet/trabalhe-conosco.html

Gerdau
http://www.traineesgerdau.com.br/

HSBC
 http://www.hsbc.com.br/1/2/br/sobre-o-hsbc/trabalhe-no-hsbc/  

 IBM
http://www.ibm.com/br/employment/

International  Paper
http://www.internationalpaper.com/BRAZIL/PT/Company/Careers/TraineePrograms.html

LG
http://www.lge.com/br/carreira

Magazine Luiza
 http://especiais.magazineluiza.com.br/vem-ser-trainee/ 

Mercedes Benz do Brasil
 http://www.mercedes-benz.com.br/ModeloDetalhe.aspx?categoria=161

Merck
http://www.merck.com.br/pt/trabalhe_na_merck/trabalhe_na_merck.html

Natura
 http://www.jovenstalentos.natura.com.br/#/estagio 

Nestlé
http://corporativo.nestle.com.br/trabalhenanestle/programadetrainee

PDG (Construtura e Incorporadora)
 http://www.trainee.pdg.com.br/

Votorantim
 http://www.produzindofuturos.com/trainees

sábado, 5 de outubro de 2013

Viva o Milho de Cora Coralina!

Como uma coisa tão simples pode se tornar grandiosa? Sim, o pequeno grão de milho, a boa semente, precisa ser forte para crescer, mesmo em terra descuidada. As coisas não nascem grandes. Elas nascem pequenas e depois crescem. Você também pode crescer.

 


Agora, experimente ler em voz alta o poema “Oração do Milho”, da grande poetisa Cora Coralina. Sim, em voz alta, saboreando a força de cada frase e a escolha perfeita de cada palavra.

“Sou a planta humilde dos quintais pequenos e das lavouras pobres.
Meu grão, perdido por acaso, nasce e cresce na terra descuidada. Ponho folhas e haste e se me ajudares Senhor, mesmo planta de acaso, solitária, dou espigas e devolvo em muitos grãos, o grão perdido inicial, salvo por milagre, que a terra fecundou.
Sou a planta primária da lavoura.
Não me pertence a hierarquia tradicional do trigo. E de mim, não se faz o pão alvo, universal.
O Justo não me consagrou Pão da Vida, nem lugar me foi dado nos altares.
Sou apenas o alimento forte e substancial dos que trabalham a terra, onde não vinga o trigo nobre.
Sou de origem obscura e de ascendência pobre. Alimento de rústicos e animais do jugo.
Fui o angu pesado e constante do escravo na exaustão do eito.
Sou a broa grosseira e modesta do pequeno sitiante. Sou a farinha econômica do proletário.
Sou a polenta do imigrante e a miga dos que começam a vida em terra estranha.
Sou apenas a fartura generosa e despreocupada dos paióis.
Sou o cocho abastecido donde rumina o gado
Sou o canto festivo dos galos na glória do dia que amanhece.
Sou o carcarejo alegre das poedeiras à volta dos seus ninhos.
Sou a pobreza vegetal, agradecida a Vós, Senhor, que me fizeste necessária e humilde
SOU O MILHO.”

..............................................................................

Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, (Cidade de Goiás, 20 de agosto de 1889 — Goiânia, 10 de abril de 1985) foi uma poetisa e contista brasileira. Considerada uma das principais escritoras brasileiras, ela teve seu primeiro livro publicado em junho de 1965 (Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais), quando já tinha quase 76 anos de idade. (Fonte: Wikipédia)