terça-feira, 23 de julho de 2013

O Papel do Professor na EAD


 “O ensino à distância é caracterizado, basicamente, por sua flexibilidade em torno da proposta de ensino e aprendizagem diante do grande avanço tecnológico, possibilitando uma interação entre professores e alunos, encurtando as distâncias. De acordo com LITWIN (2001), as propostas de Educação à Distância estão se caracterizando pela multiplicidade de recursos pedagógicos objetivando facilitar a construção do conhecimento.

Educar por meios formais e convencionais a todos para satisfazer as múltiplas demandas da sociedade é hoje um compromisso, praticamente, inviável. Desta forma, torna-se necessário estabelecer uma moderna infraestrutura e organização que atenda a explosiva demanda da clientela da sociedade industrial, e a EAD surge como alternativa viável (ARETIO - 1994 & LITWIN - 2001).

Para Keegan (1983: p. 13) “Em EAD quem ensina é uma instituição”. Diante desta afirmação, o papel e as tarefas do docente em EAD serão diferentes das do ensino convencional, pois o “uso mais intenso dos meios de comunicação e informação torna o ensino mais complexo e exige a segmentação do ato de ensinar em múltiplas tarefas, sendo esta segmentação a característica principal do ensino à distância”.

Nesta segmentação as funções docentes vão se separar, fazendo parte de um planejamento dividido no tempo e no espaço: ... Os alunos estão passando a receber atividades de tutoria à distância, geralmente individual, através de vários meios de comunicação.

Certamente, os professores desta modalidade de ensino desempenham papéis diferentes quando comparados aos dos professores do ensino presencial, possibilitando assim um estudo pertinente e importante para a educação.

Partindo de análises e leituras a respeito dos papéis que os professores em cursos de EAD podem desempenhar, foram identificados os de: professor formador, realizador de cursos, pesquisador, tutor, tecnólogo educacional, professor recurso e monitor permitindo perceber a existência de uma complexidade de funções.

Diante do quadro apresentado, podemos perceber um novo papel para este professor, que antes era o “formador”, o “mestre” e agora, diante das novas tecnologias, surge o “pesquisador”, o “parceiro”, que poderá estar contribuindo com este aluno, no estudo presencial e a distância.

 

ENSINAR A APRENDER...

...Um novo papel no processo de educação para a cidadania:

PROFESSOR PRESENCIAL

PROFESSOR DA EAD

* De mestre (que controla a administra as aulas).
* Para parceiro (prestador de serviços quando o aluno sente necessidade ou conceptor – realizador de materiais).
* Só se atualiza em sua área específica;
* Atualização constante, não só de sua disciplina;
* Passar do monólogo sábio de sala de aula;
* Para o diálogo dinâmico dos laboratórios, salas de meios, e-mails, telefone, etc;
* Do monopólio do saber;
* À construção coletiva do conhecimento, através da pesquisa;
* Do isolamento individual;
* Aos trabalhos em equipes interdisciplinares e complexas;
Da autoridade;
* À parceria;
* Formador – orienta o estudo e a aprendizagem, ensina a pesquisa, a processar a informação e a aprender...
* Pesquisador – reflete sobre sua prática pedagógica, orienta e participa da pesquisa de seus alunos...

(Belloni, 2001 p: 83)

Podemos analisar as funções dos professores na modalidade EAD, segundo Belloni em:

  • Professor formador: orienta o estudo e a aprendizagem, sendo correspondente a função pedagógica do professor no ensino presencial;
  • Professor conceptor e realizador de cursos e materiais – prepara os planos de estudo, currículos...;
  • Professor pesquisador: pesquisa e se atualiza em várias disciplinas e metodologias de ensino/aprendizagem, reflete sobre sua prática pedagógica...
  • Professor tutor: orienta o aluno em seus estudos de acordo com as disciplinas de sua responsabilidade, em geral participa das atividades de avaliação;
  • Professor tecnólogo educacional: especialista em novas tecnologias, função nova, é responsável pela organização pedagógica dos conteúdos, adequação aos suportes técnicos a serem utilizados na produção dos materiais, assegurar integração entre a equipe técnica e pedagógica;
  • Professor recurso: esta função poderá ser exercida também pelo tutor, ele assegura uma espécie de “balcão” de respostas a dúvidas com relação aos conteúdos de uma disciplina ou questões relativas à organização dos estudos e das avaliações;
  • Professor monitor: muito importante em certos tipos de EAD, especialmente em ações de educação popular com atividades presenciais de exploração de materiais em grupos de estudo. O monitor coordena e orienta esta exploração, é uma função de caráter mais social que pedagógico, sendo formada uma pessoa da própria comunidade para exercer esta função”.

Fonte: VOIGT, P. da C. G. e LEITE, L. S. “Investigando o Papel do Professor em Cursos de Educação a Distância”. Petrópolis: Universidade Católica de Petrópolis, 2004.

Referências:

ARETIO, Lorenzo Garcia. Educación a distancia. Bases conceptuales. In: Educación a distancia hoy. Madrid: Universidad de Educación a Distância. 1994, p. 11 – 57.

BELLONI, Maria Luiza. Educação à distância. 2ª edição. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

LITWIN, Edith. Educação à Distância – Temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

domingo, 7 de julho de 2013

Reuniões Produtivas

Parece estranho falar de algo tão comum quanto uma reunião. Entretanto, reuniões são uma parte importante do gerenciamento de projetos. A experiência mostra que elas nem sempre são bem conduzidas, o que gera reclamações de seus participantes em relação a perda do precioso tempo do projeto. No entanto, uma reunião é um processo incrivelmente simples. Se gerida corretamente, uma reunião pode ser uma ferramenta útil de gestão de projetos.
Existem alguns passos simples que podem ser tomados para garantir que uma reunião seja eficaz. É importante determinar quem deverá estar na reunião, pois não há exigência de que todos os membros da equipe tenham sempre que participar de todas as reuniões do projeto. É importante que a reunião do projeto tenha uma agenda e que essa agenda seja seguida. Toda reunião é convocada por um conjunto de razões, e se a discussão se torna vaga, um ou mais pontos que deveriam ser discutidos acabam não o sendo, tendo como consequência o adiamento de decisões e a percepção de perda de tempo dos participantes. É também importante registrar os assuntos discutidos e as ações acordadas em uma ata de reunião. Cada ação deve ter um responsável por sua execução e uma data para sua conclusão. Isso facilitará o acompanhamento da execução das ações e a atualização do projeto. Além disso, não se deve esquecer que é necessário que a equipe de projeto esteja comprometida com o sucesso do mesmo, e que leve as reuniões com a seriedade necessária, evitando os seguintes comportamentos:
- Chegar atrasado;
- Desviar-se do assunto durante as discussões;
- Não se preparar para a reunião;
- Não ouvir os outros participantes;
- Não participar.

Abaixo destacamos algumas dicas de reuniões produtivas:

·         Planeje as suas reuniões e use sempre uma agenda;

·         Não arrisque a sua eficiência e use sempre uma lista de verificação;

·         Convide apenas as pessoas que são totalmente essenciais para o resultado planejado que você deseja;

·         Lembre-se que, durante as reuniões, se espera total atenção dos participantes. Cabe ao responsável pela reunião – o gerente de projetos – manter as discussões no caminho certo, preciso e objetivo, indo direto ao ponto.
 
 Não deixe as reuniões se transformarem em áreas de desperdício de tempo!

Não importa se você será simplesmente um participante da reunião ou será o organizador da mesma, sempre planeje o que você vai fazer na reunião, e o mais importante, decida o que você quer alcançar com a reunião.
Lista de Verificação de Reunião

Antes da reunião:
Responsável / organizador
- Determinar os objetivos
- Definir os participantes
- Preparar a agenda
- Organizar o local da reunião
- Fazer preparação prévia
Participantes
- Confirmar a presença
- Entender o que é exigido de você (que assuntos deverá debater; que respostas precisará fornecer)
- Decidir o que deseja da reunião
- Fazer preparação prévia

Durante a reunião:
Responsável / organizador
- Ser pontual
- Seguir a agenda
- Manter o controle da reunião
- Fazer as perguntas
- Manter a reunião breve
- Fazer um resumo dos resultados
Participantes
- Ser pontual
- Ouvir
- Participar
- Não fugir do assunto que está sendo discutido
- Fazer perguntas

Depois da reunião:
Responsável / organizador
- Fazer avaliação do seu desempenho
- Acompanhar ativamente todos os itens que requeiram a sua atenção e ação
- Garantir que os outros façam o mesmo
Participantes
- Fazer avaliação do seu desempenho
- Acompanhar ativamente todos os itens que requeiram a sua atenção e ação.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Celular de US$20 da Nokia

Conforme noticiado no site da CNN (em 01 de julho de 2013), com um preço de US$20, o aparelho celular 105 da Nokia está mesmo longe dos modernos e caros smartphones, mas sim – por incrível que pareça – a Nokia ainda lucra com o produto.

O Nokia 105 é, com toda a certeza, um terminal celular básico, que não pode navegar na Internet e, portanto, não acessa lojas de aplicativos. O usuário também não pode tirar uma fotografia com esse aparelho. Mas, por apenas US$20 o usuário pode fazer chamadas e enviar mensagens de texto, o que já é bom para um grupo enorme de pessoas.



O que mais impressionou os analistas é que mesmo com um preço muito baixo, a empresa filandesa ainda consegue lucrar US$5,80 por aparelho vendido, o que significa quase 30% de margem, de acordo com a IHS Analysis. Os custos de fabricação e de matérias primas estariam na casa dos US$14,20.

Margem = (Preço – Custo) / (Preço)
Margem = (20 – 14,20) / 20 = 5,80 / 20 = 0,29
O calculo acima mostra uma margem de 0,29, ou 29% (quase 30%, segundo a IHS Analysis).
 
Quase uma década atrás o telefone celular mais barato da Nokia, o modelo 1110, custava três vezes mais caro que o atual 105. A mudança que tornou possível essa enorme redução de custos foi a integração de todas as funcionalidades do aparelho em um único chip.
Parece que há uma aposta da Nokia nos mercados emergentes como a Africa, India e America Latina. Segundo a matéria da CNN, os telefones celulares básicos (baixo custo) representaram 90% das vendas da Nokia em 2012.
O Nokia 105 oferece:
Tecnologia: GSM dual band (900 / 1800); apenas chamadas de voz e SMS
Antena: Integrada
Tela: 14 polegadas; 128 x 128 pixels; tipo LCD
Radio: FM
Toques: polifônicos; com vibração
Bateria: autonomia de 750 minutos de conversação e 840 minutos de stand-by
Dimensões: 107 x 44,8 x 14,3 milímetros
Peso: 70 gramas